Digitar ou ler algo no celular enquanto dirige tem causado muitos acidentes no mundo todo. Muitos deles fatais. Nos EUA, as mensagens de texto no trânsito matam oito pessoas e deixa outras 1.161 feridos por dia. Os dados são de março deste ano.
Na Flórida, a empresa de telefonia Sprint fez uma intervenção numa das principais avenidas do centro de Miami. Um carro batido virou um emoji numa escultura desconcertante. A população foi encorajada a tirar selfies com a peça e postar a mensagem “DN’T TXT & DRIVE” (don’t text and drive – não envie mensagem de texto enquanto dirige) junto com a hashtag #SprintDriveSafe. A criação é da agência Alma.
Além disso, todos os clientes da Sprint podem fazer download gratuito do aplicativo Drive First, que bloqueia o telefone assim que o veículo entra em movimento (10 mph, que equivale a cerca de 16 km/h). Também envia mensagens de texto ou correio de voz para avisar o interlocutor que a pessoa não pode atender ou responder porque está dirigindo.
Na Flórida, em 2015, houve mais de 45.000 acidentes causado por motoristas distraídos (o uso do celular é a principal causa de distração) – 200 deles resultando em mortes e mais de 39.000 feridos. Os dados são do departamento de trânsito, o Florida Highway Safety & Motor Vehicles Department.