A proibição da maconha está diretamente relacionada ao seu uso recreativo, principalmente por conta do efeito psicoativo do THC, conhecido por deixar a pessoa “chapada”, “trincada”, com o famoso olhinho de japonês – uma verdadeira alteração de consciência. Entretanto, essa não é a única forma de utilização para a Cannabis, que pode ser útil de diversas outras maneiras, muitas vezes deixadas de lado por conta do proibicionismo.
Então deixa seu preconceito pra lá e se liga em 11 diferentes usos da maconha!
1 – Comidinhas (alimentação)
Pouca gente sabe, mas a maconha pode ser consumida como alimento sem ter efeito psicoativo, ou seja, sem dar barato. Sua semente é rica em ácidos graxos, aminoácidos e Ômega 3. Você consegue consumi-la de diversas maneiras: cruas, germinadas, transformadas em leite ou como aquele ingrediente a mais em receitas do dia a dia. As sementes também são úteis na produção de óleos e como suplemento alimentar.
Isso mesmo, dá pra matar a larica com a própria maconha. Por essa você não esperava, hein?
2 – Qualidade do solo.
A erva funciona como uma “planta solidária”, já que é uma ótima aliada para a agricultura. Isso mesmo, a Cannabis pode ser utilizada para descontaminação do solo, em regiões com alto teor de metais pesados e outros contaminantes.
3 – A moda da Mary Jane.
O cânhamo, fibra obtida a partir da planta da maconha, é excelente para diversos usos industriais: como a produção de cordas, forragem animal e resinas. Um dos usos mais conhecidos é o têxtil, já que esse tipo de tecido é mais eficiente e resistente que o algodão.
4 – Construção.
O cânhamo (fibra da maconha) pode substituir a madeira em construções, sendo um material mais leve e resistente. A maconha também serve como substituta para o concreto. O Hempcrete, um tipo de tijolo produzido por uma empresa inglesa, tem o mesmo custo de produção dos tijolos comuns, mas é 50% mais leve e 700% mais resistente.
5 – Bioplástico e biocombustível
O cânhamo também pode ser utilizado para a produção de plástico biodegradável e biocombustíveis, como uma alternativa mais sustentável e ecológica de substituição do petróleo.
6 – Papel
Já ouviu falar em papel de maconha? Não vale seda, hein!?
Isso mesmo, a planta da maconha também pode ser utilizada para a produção de papel, gerando um tipo mais resistente e ecológico, com um ciclo de produção muito mais curto do que o do eucalipto.
7 – Tinta
Além de papel e tecido, a maconha ainda serve para produzir diferentes tipos de óleos para tintura.
8 – Higiene pessoal e cosméticos
A Cannabis pode te ajudar a cuidar do corpo, podendo ser utilizada para a produção de uma diversidade de produtos de higiene pessoal e cosméticos, como óleos, essências, cremes, shampoos e sabonetes.
Vai pensando que a Mary Jane não sabe se cuidar!
9 – Medicina
A Cannabis tem um enorme potencial medicinal, podendo ser utilizada no tratamento de doenças como esclerose múltipla, epilepsia, câncer, AIDS, insônia, anorexia, artrite, glaucoma e os efeitos da quimioterapia, por exemplo.
10 – Religioso
A maconha é utilizada em alguns contextos religiosos. O exemplo mais comum é dos Rastafári, movimento nascido na Jamaica, que ficou popular nas músicas de Bob Marley.
11 – Recreativo
Por último, mas não menos importante, o uso mais conhecido da maconha, já que se trata da droga ilícita mais consumida do mundo. O uso recreativo da planta se dá principalmente pelo seu efeito psicoativo ou, em outras palavras, te deixa chapado.
Aposto que você não sabia que só essa plantinha podia fazer tanta coisa, né? Então agora é hora de você ajudar a espalhar conhecimento! Compartilhe!
#ComunicaQuemuda