Beleza fora da caixa
Nós gostamos muito das campanhas do projeto Real Beleza, lançado pela Dove em 2002 para debater os estereótipos de beleza. E, para o público brasileiro, a marca propõe agora uma nova perspectiva para a discussão e provar que Existe Beleza Fora da Caixa. A estratégia se baseou em dados preocupantes de um novo estudo feito no país.
Pesquisa realizada pela própria Dove aponta que 66% das brasileiras se sentem na obrigação de se encaixar em determinados padrões de beleza. Mais assustador ainda é o fato de que 5 em cada 10 delas já sofreram com algum distúrbio alimentar na busca desenfreada para alcançar o padrão imposto. Para 76% das mulheres, são os meios de comunicação e a própria publicidade que estabelecem estes modelos estéticos inalcançáveis.
Hoje (25), Dove levou a campanha para as ruas em mais de 400 pontos de mobiliário urbano, além da mídia tradicional. As peças mostram imagens e depoimentos reais de mulheres de belezas diferentes. “Mais uma vez, Dove criou um filme em cima de histórias reais, como fez em seus últimos grandes projetos. Um vídeo com os bastidores do making of da campanha traduz todo o conceito do projeto. Com o vídeo fica ainda mais claro que existem diversos pontos de vista sobre o que é beleza”, declarou Eduardo Campanella, diretor de marketing de Dove, em nota oficial.
#ExisteBelezaForadaCaixa
A estratégia digital foi feita em parceria com a Creative Shop do Facebook e a F.biz. Em uma das ações para o Facebook, as mulheres são incentivadas a incluir na imagem de perfil a hashtag #BelezaForadaCaixa e contar quando e como descobriram a própria beleza. “Uma das fortalezas do Facebook e Instagram é a possibilidade de descobrirmos insights reais, de pessoas reais. Nossa parceria com Dove permitiu validar a hipótese de que a autoestima é algo que se reflete também na forma como as mulheres se comportam nas nossas plataformas – hoje, a foto do perfil é uma forma de expressão de identidade das mulheres e o hábito de atualizar essa foto no perfil, está totalmente alinhado com a proposta de Dove“, disse Maria Luisa Askar Lopes, diretora de negócios do Facebook para o Brasil, em entrevista ao site Exame.