Você tem que denunciar
“Acorde… de seu sono
Enxugue as suas lágrimas
Hoje… nos libertamos
Nos libertamos”- Radiohead
O trecho acima é de Exit Music do Radiohead e é a única parte com texto do filme. Sem mostrar nada explicitamente, as cenas geram um desconforto extremo. Impossível não se emocionar com o urso de pelúcia chorando enquanto se supõe o que está acontecendo com a criança. A campanha é mais uma criação da agência Rosapark para a ONG francesa Innocence en Danger.
O filme mostra algo muito comum: o predador usa uma situação inocente para se aproveitar. Sem entender o que está acontecendo ou como denunciar o adulto, muitas vezes alguém da família, a criança é uma vítima fácil. Na França, há 4 milhões de vítimas de incesto na França. Quatro em cada cinco desses casos ocorrem antes dos 18 anos. Para piorar, apenas 1/3 dessas queixas são ouvidas. As informações são da ONG, que tem 15 anos de atuação na defesa das vítimas de abuso sexual (você já viu outra campanha deles aqui no blog).
De acordo com a Innocence en Danger é preciso ficar atento e interromper o ciclo dos abusos, denunciando. A campanha foi feita para o Dia Internacional da Criança, uma data criada pela ONU e comemorado no mundo todo – menos no Brasil – em 1º de junho. O grupo Radiohead doou os direitos da música para a campanha.