Marca quer respeito à beleza das mulheres negras
Em algumas farmácias e supermercados norte-americanos é possível ver uma divisão bem clara no setor de produtos de cuidados femininos. Um corredor indicando a seção de “beleza”e outro indicando a seção de “etnia”. Enquanto isso não chama muito a atenção de outras pessoas, as mulheres que procuram por produtos para a pele negra e cabelos crespos percebem essa separação – além de uma menor oferta de produtos. E é exatamente isso que a Shea Moisture, uma marca americana de produtos de beleza orgânicos, está tentando mudar.
Com a campanha call-to-action #BreaktheWalls, a marca quer incentivar a discussão sobre como é encarado os diferentes tipos de beleza. A diferença de tratamento pelo varejo, baseado em características étnicas, fica claro na campanha com os depoimentos de mulheres negras. O filme termina com o novo posicionamento da empresa: “Somos a Shea Moisture. E agora podemos ser encontradas no corredor da beleza, onde todas nós pertencemos.”
Para ajudar a contar esta história, a campanha #BreakTheWalls divulgou um curta com cenas dos bastidores do comercial. As participantes da campanha foram escolhidas a partir de um casting feito através das redes sociais da própria SheaMoisture, onde elas puderam compartilhar suas histórias. Além disso, a marca convidou vloggers de beleza influentes, como Naptural85 , SunKissAlba e MahoganyCurls. A criação é da Droga5.
“Eu já disse muitas vezes ao longo dos últimos 20 anos que o corredor de produtos de beleza é o último lugar na América onde a segregação ainda é legal. Separar “beleza” de “etnia” tem servido apenas para perpetuar ainda mais normas estreitas do que é considerado belo em nossa indústria e na sociedade”, diz o fundador e CEO mundial da Shea Moisture, Richelieu Dennis, em um comunicado de imprensa.