23/03/2016

Violência

Casamento forçado de meninas ainda acontece no mundo tudo.

Infelizes para sempre

23/03/2016

Infelizes para sempre

Casar causa o terror para milhões de meninas no mundo. Todos os dias, 41 mil meninas são forçadas a se casar. A Unicef usou o Dia Internacional da Mulher para lembrar que o casamento infantil é um problema global, que  independe de cultura, religião ou país. No filme da campanha, apenas o noivo está realmente ansioso para subir ao altar.

Pertubadora, a campanha recebeu vários comentários nas redes sociais e a especialista em proteção da criança da Unicef, Salmey Bebert, explica que essa era justamente a ideia. Afinal, é a realidade vivida por muitas crianças.  “O Dia Internacional da Mulher 2016 é o ponto de virada nos esforços globais da Unicef para acabar com o casamento de crianças com e fazer com que a nossa iniciativa chegue a mais de 6 milhões de meninas em 12 países“, diz Salmey. Se nada for feito, em 2030, o número de meninas casadas ainda na infância e adolescência deve chegar a 1 bilhão .

Quando uma menina se casa ainda criança, ela se torna mais propensa a não completar seus estudos, a sofrer violência doméstica e ter doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, ela tem mais probabilidade de ter filhos quando o corpo ainda não está preparado, aumentando a possibilidade de morrer devido a complicações durante a gravidez e o parto.

 

Experimento Social

E não foi só a Unicef que aproveitou o Dia da Mulher para discutir o casamento infantil. Diante das estatísticas divulgadas pela Unicef e do fato de algumas cidades americanas permitirem o casamento infantil, o youtuber Coby Persin levou um experimento social para testar a reação do público. Nas ruas da Times Square, em Nova York, Coby interpreta um suposto fotógrafo que registra momentos que antecedem o casamento de um senhor de 65 anos e uma menina de 12. Ambos atores. Assista: