18/03/2016

YouTube

Elas botam a boca no trombone!

Donas da própria voz

18/03/2016

Viagens, moda, relacionamento, piadas.  Na campanha #OwnYourVoice, todos esses assuntos estão sendo deixados de lado por sete mulheres youtubers de países diferentes. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, elas falam é sobre a igualdade de gêneros.

A campanha é a primeira de duas iniciativas de uma parceria inédita do Youtube com a Organização das Nações Unidas (ONU), para a capacitar influenciadores nas novas mídias. Nomeadas “Embaixadoras da Mudança”, as sete youtubers selecionadas pela ONU estão contribuindo com o que elas fazem de melhor: conversar com o jovem.

A ideia é que cada uma delas mobilize e engaje seus seguidores em debates sobre a igualdade de gêneros. E incentivá-los a compartilhar os seus próprios vídeos sobre o tema através da hashtag #OwnYourVoice. Entre as “celebridades digitais” que participam da campanha está as brasileiras Taty Ferreira, do canal Acidez Feminina.

Por mais mulheres no Youtube

Já na segunda iniciativa em parceria com a ONU, o programa “YouTube Spaces”, o Youtube busca incentivar e inspirar meninas e mulheres, ainda minoria no site, a se envolverem mais na produção de conteúdo, seja por trás ou de frente para a câmera. Especialmente vídeos que abordem o emponderamento feminino. 

Para isso, o YouTube financiou cerca de 50 produções com a ajuda de outras youtubers bastante conhecidas em seus países. Os vídeos, que foram filmados em estúdios do próprio Youtube, incluem temas como: mulheres na força de trabalho, saúde, ciência, engenharia, música e comédia. Entre as convidadas está a também brasileira Júlia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout. “A ideia é acabar com os impedimentos que as mulheres colocam na cabeça para não estar no Youtube, porque acham que não é o lugar delas, que não são bonitas, que não falam bem o suficiente, ou que não tem ideias legais“, explica Jout Jout ao site da Folha

Em uma das produções, um manifesto intitulado “100 Years of Incredible Women”,  cada youtuber encarna uma mulher importante na histórias. Jout Jout representa a escritora e militante comunista Patricia Galvao, a Pagu, umas das primeiras brasileiras do século 20 a ser presa por seu engajamento. Os vídeos foram lançados no dia 8 de março no canal Spaces YouTube e nos canais delas.

A igualdade de gênero é uma das 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,  propostos pela ONU, e que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, para construir um mundo mais sustentável e equitativo para as gerações presentes e futuras. Para ler mais sobre a Agenda 2030, acesse www.un.org/sustainabledevelopment.