De quem é a culpa?

04/03/2016

 

Atualização em 22/6/2016: esta campanha ganhou o Glass Lions no Festival de Cannes 2016. O Glass Lions é uma categoria criada em 2015 para premiar campanhas contra a desigualdade de gênero. 

Dupla-jornada, cuidar da casa e dos filhos depois do trabalho, enquanto o marido fica refastelado no sofá. Soa familiar às brasileiras (e mulheres do mundo todo) mas é o novo filme de Ariel Índia.  E conjugou duas coisas bem complicadas: vender o sabão e falar sobre desigualdade de gênero em um dos países mais machistas do mundo. Já de cara questiona: por que lavar roupa é só coisa da mãe?

O filme fala também de culpa. Ou melhor, de culpados. O fio condutor é o pai da protagonista, que começa a se dar conta que tem algo muito errado e passa se enxergar no papel do genro boa-vida. A mensagem poderosa, que critica a influência dos costumes na construção, correu o mundo. Foi notícia em centenas de blogs e sites. O filme começou a ser veiculado em fevereiro e já tem mais de 2 milhões de visualizaçõesYouTube. Uma bela sacada da agência BBDO Worldwide, a peça faz parte da campanha #ShareTheLoad (divida as tarefas), já premiada ano passado em Cannes com o Glass Lion.

O pedido de desculpas do pai à filha no filme de Ariel, se dando conta da sua parcela de responsabilidade na vida difícil da filha, parece também ser uma resposta à personagem de outra campanha – que mostramos por aqui e viralizou no  final do ano passado –  Querido Papai.

As legendas em português foram feitas pelo blog Tudo Sobre Minha Mãe.