Assim como a Nova Zelândia, a Austrália tem as mais altas taxas de casos de câncer de pele no mundo. E um dos principais vilões são os raios ultravioletas, responsáveis por quase 95% dos tipos de câncer de pele. Ciente de que esse é o tipo de câncer mais comum entres os jovens e que meios de comunicação tradicionais já não são suficientes para atingir e impressionar esse público, o Instituto de Câncer NSW Austrália criou uma nova abordagem para o problema.
Em parceria com a JCDecaux e a agência Soap Creative, o instituto desenvolveu lançou a Pretty Shady, uma campanha multi-plataforma, que inclui ações com vídeos, redes sociais e mobiliários urbanos. Em sua ação mais recente, foram desenvolvidas paradas de ônibus especiais que protegem os pedestres do sol em diversas ruas de Sydney. Mas o que realmente chamou a atenção foram as máquinas de garra instaladas nessas paradas. Similares ao famoso brinquedo em que crianças tentam a sorte de ganhar um prêmio com uma garra mecânica, as máquinas trazem como recompensas protetores solares – também desenvolvidos especialmente para a campanha e que levam o seu nome. Entre os dias 1 e 7 de dezembro, os australianos puderam, de uma forma divertida, se conscientizar e se proteger dos riscos do sol.
Alecia Brooks, Gerente do Portfólio de Prevenção de Câncer de Pele do instituto, explica o projeto: “Essa instalação é sobretudo para entregar a solução nas mãos dessa nova geração, que pode se unir na luta contra o câncer de pele em cada verão”.
A campanha Pretty Shady
Essa é a terceira edição da campanha Pretty Shady, que começou no verão de 2013. Assim como nas edições anteriores, a campanha do verão 2015/2016 também oferece a coleção Sun Safe Collection, uma linha de produtos exclusivos e limitados que ajudam a proteger a pele dos raios solares, como bonés, óculos, sombrinhas, camisas e protetores solares – criados por colaboradores experientes nos ercados da moda, esporte e arte.
Disponíveis gratuitamente no site www.prettyshady.com, os produtos podem ser obtidos através de uma inscrição. O objetivo é estimular os jovens a se envolverem no movimento e incentivá-los a compartilhar o seu produto nas redes sociais e e espalhar sua mensagem.
“O Out of Home é agora mais do que nunca, um meio ativo que proporciona oportunidades únicas de engajamento que entregam resultados reais “, diz Alan Klein, chefe de Soluções Criativas da JCDecaux . “A Pretty Shady é o exemplo perfeito de como OOH pode oferecer uma troca de valor real, proporcionando benefícios tangíveis para aqueles que se dedicam ou entram em contato com a campanha”, finaliza.
Uma nova ação da campanha está programada para ser lançada no dia 19 de Janeiro.