A estrela principal do filme acima – uma campanha contra o consumo de cocaína e maconha do Ministério de Saúde espanhol – é a trilha sonora. Os sons de inspiração e expiração vão crescendo de acordo com a dramaticidade das cenas de consumo das duas drogas, o desespero das famílias, a degradação dos usuários. Como se fosse um barulho de trem que vai aumentando a velocidade. Uma bela saída criativa para uma campanha que precisa cativar um público difícil: o jovem que já está consumindo drogas. O governo espanhol está ampliando a campanha de prevenção às drogas incorporando novas estratégias aos anúncios publicitários e a divulgação de informações pela imprensa, com o engajamento de donos de bares e danceterias. De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, o consumo de cocaína quadruplicou na última década e a Espanha é o campeão de consumidores, na frente dos Estados Unidos. As estimativas apontam que três em cada 100 espanhóis consomem a droga. Uma nova campanha deve ser lançada ainda em julho, cujo slogan será Cocaína: ¿Se lo vas a dar todo?» (Cocaína: você vai dar tudo?). Estão previstas a distribuição de livretos nas escolas e o uso de novas mídias como a internet para atingir o público adolescente.
Por Karla Mendes