Pelas crianças em perigo

26/11/2015

Para denunciar a situação de crianças que sofrem em áreas de conflitos e guerras, a UNICEF encontrou uma forma de diminuir a sensação de distância da realidade entre elas e as crianças britânicas e sensibilizar a população do Reino Unido.

O filme These children’s lives will never be the same, criado pela agência Don’t Panic London, alterna entre imagens de crianças brincando e vivendo vidas normais com seus pais e cenas paralelas de crianças em meio á guerras e desastres naturais. Essas cenas na verdade representam histórias reais documentadas pela UNICEF. São crianças que sofrem com a violência, exploração e abuso e que precisam urgentemente de proteção. Segundo o órgão das Nações Unidas, são crianças que tiveram suas vidas “viradas de cabeça para baixo pela guerra ou por desastres naturais”.

Essas crianças estão sendo mortas enquanto estudan na sala de aula, enquanto se  em  hospitais ou enquanto dormem em suas camas. Muitos ficaram órfãs, outras são forçadas a se tornarem soldados, são seqüestradas, estupradas e traumatizadas. Proteger as crianças da violência é uma situaçnao de emergiencia para salvar vidas, assim como o fornecimento de água, abrigo e medicamentos. Mas isso não é priorizado da forma que deveria ser e isto tem de mudar “, alerta a vce-diretora executiva da Unicef UK, Lily Caprani.

Por essa razão que a Unicef pretende, através da nova campanha, pressionar o governo britânico para que priorize a proteção dessas crianças, aproveitando a aproximação da primeira Cúpula Mundial Humanitária, que ocorre em maio de 2016 no próximo ano em Istambul (Turquia). O objetivo da Cúpula é reforçar a agenda para o desenvolvimento sustentável de 2030. e, ao memso tempo, fornecer uma plataforma para os Chefes de Estado e de Governo e líderes de comunidades afetadas pela crise firmarem parcerias e iniciativas que reduzirão o sofrimento das populações locais.

Ao fim do vídeo, o espectador é convidado a conhecer atravees do site da Unicef as histórias reais de crianças como Tenzin, que perdeu seus pais e sua casa no terremoto no Nepal e Munir, um jovem iraquiano refugiado que vive em um acampamento na Sérvia. A campanha conta com peças online e offline e está sendo apoiada por celebridade embaixadoras da UNICEF, como David Beckham, Tom Hiddleston e Michael Sheen.

De acordo com a Unicef, na Síria, uma em cada cinco crianças é forçada a cruzar zonas de conflito para fazer os exames. No Iêmen, 573 crianças foram mortas desde que o conflito intensificou em março deste ano, mais de quatro vezes o total em 2014. Entre janeiro e setembro de 2015, cerca de 190.000 crianças procuraram asilo na Europa, em comparação com 98.000 no mesmo período em 2014.

Acesse blogs.unicef.org.uk para conhecer a história dessas crianças e assinar a petição para ajudá-las.