Pesquisa nova/sb-Ibope: maioria é contra aborto

10/07/2007

A grande maioria dos entrevistados pela Pesquisa novaS/B-Ibope é contrária à prática do aborto, sem alteração significativa por idade ou escolaridade. Mas confrontado com algumas situações em que a gravidez é indesejada, há apoio para os casos de aborto previstos em lei. No caso de estupro observa-se polarização das opiniões, mas a tendência só se inverte para casos em que o aborto por opção já é legal: problemas graves com o feto e risco de vida para a gestante.

Nesses dois casos, assim como no de estupro, a favorabilidade ao aborto cresce junto com a escolaridade do entrevistado, assim como entre os mais jovens e os que não têm filhos, mas são ativos sexualmente. Curiosamente, em todos os casos, os homens são mais favoráveis ao aborto como opção do que as mulheres.

Cerca de um terço (29%) da amostra declara conhecer pessoalmente alguma mulher que já fez um aborto por opção. Dos que dizem conhecer alguém que optou por fazer um aborto, a maioria (69%) não rompeu relações com essa conhecida.É interessante observar que nesse grupo temos apenas 15% e 16% que se declaram favoráveis ao aborto em caso de dificuldades econômicas e gravidez por falha do anticoncepcional. Leia mais sobre a pesquisa nas notas abaixo.