A rotina cansa. Todos os dias parecem iguais. Acordar, tomar café, pegar o carro, ir para o trabalho e voltar para casa. Essa sensação corriqueira foi o ponto de partida para o Departamento de Trânsito da Espanha criar uma nova campanha para estimular a sociedade a a utilizar os meios de transportes mais favoráveis à mobilidade urbana, menos agressivos ao meio ambiente e, principalmente, menos estressantes – como bicicletas e o transporte público.
Com o slogan “Mova-se Com Consciência”, a campanha foi lançada no dia 26 de outubro. Os anúncios e as peças para televisão e internet adotam o humor para mostrar a diferença na qualidade de vida entre quem sempre faz tudo igual – como andar de carro todos os dias – e os que experimentam novas alternativas.
Para ajudar na mobilização da população, a campanha aposta na interação digital. Uma plataforma digital ajuda o usuário a escolher qual a melhor forma de locomoção para substituir o carro: bicicleta, ônibus ou à pé. Além disso, permite gerar um “protótipo” virtual do transporte ideal a partir das respostas dadas um quiz dentro do aplicativo. O modelo do usuário é enviado para a galeria do site onde os demais votam nos favoritos. Os autores das quatro combinações mais votadas ganharão uma réplica do modelo gerado.Veja os modelos mais votados até o momento.
A campanha, que será veiculada até o dia 8 de novembro de 2015, foi criada em um momento em que, após anos de declínio, é registrado um aumento significativo no número e tamanho de engarrafamentos nas ruas da Espanha.Em 2015 foi registrado um aumento médio de 3,5% nos engarrafamentos, que chegou a 10% em outubro.
“Se você é daqueles que não abrem mão do carro todos os dias, certamente você é daqueles que também não abre mão do estresse, do engarrafamento, da poluição e do mal humor. Mude de ares e mova-se de bicicleta, transporte público e utilize o carro só quando necessário”, convida da campanha.