Um em cada três americanos não sabe reconhecer nenhum sintoma do AVC (acidente vascular cerebral), comumente chamado de derrame. E o socorro rápido faz toda a diferença. Aproveitando o Dia Mundial de Combate ao AVC, 29 de outubro, a Associação Americana do Coração e a Associação Americana de AVC lançaram uma estratégia para ajudar as pessoas a reconhecer rapidamente o AVC. A música F.A.S.T é bem didática nas dicas sobre como identificar os primeiros sinais e pedir ajuda médica, minimizando o risco de sequelas e até a morte.
Lançada em diversos estilos, como R&B, Pop e Hip Hop, a música leva no nome (F.A.S.T) as iniciais dos principais passos a serem tomados no momento de um derrame: paralisia do lado esquerdo do rosto (face, em inglês), a sensação de formigamento e fraqueza no braço (arm, em inglês), a dificuldade na fala (speak, em inglês). Por fim, a letra T alerta que após os sinais anteriores, é a hora (time, em inglês) para chamar a ambulância.
Os vídeos da música estão disponíveis no site StrokeAssociation.org/WorldStrokeDay. Para disseminar a mensagem e ajudar o maior número de pessoas possível, a campanha convida os internautas a comapartilharem a hashtah #singFAST com suas versões favoritas da música ou criarem um vídeo com uma versão própria, junto com os amigos e a família. Veja abaixo a versão de F.A.S.T no estilo Hip Hop, criada e interpretada pelo rapper Dee-1, com colaboração do médico, e também rapper, Rani Whitfield.
“A maioria de nós usa ou já usou a música para memorizar algo na aula de história, o alfabeto ou a constituição. É uma forma divertida que realmente funciona. O mesmo princípio funciona para a aprendizagem dos sintomas do AVC“, diz Dr. Rani Whitfield ao site Huffpost Health Living. Rani trabalha como voluntário na Associação Americana de AVC
O AVC é a segunda principal causa de morte no mundo e a quinta nos Estados Unidos. É também uma das principais causas de problemas e limitações físicas a longo prazo. Porém, a maioria das pessoas não faz a menor ideia do que é o AVC, como identificá-lo e seu tratamento.
“Reconhecer um derrame imediatamente e chamar a emergência é a principal chave para tratar um acidente vascular cerebral “, disse Jeffrey L. Saver , professor de neurologia na Universidade da Califórnia em Los Angeles, ao site da American Stroke Association. “Temos muitas terapias eficazes para tratar o derrame, mas há uma pequena janela para o paciente ser avaliado em um hospital e receber tratamento adequado, como remédios para coágulação ou remoção anti-coagulante “.
A criação da música F.A.S.T. e a campanha do Dia Mundial de Combate ao AVC fazem parte da iniciativa Juntos Pelo Fim do AVC, da Associação Americana de AVC. A iniciativa tem como objetivo mostrar aos americanos que a doença pode ser prevenida, tratada e combatida. Para saber mais e participar da campanha acesse www.StrokeAssociation.org/WorldStrokeDay.