Salve a vida das crianças

27/10/2015

A velocidade deve ficar só nas pistas de corrida. No trânsito é preciso seguir as regras e evitar as mortes. Especialmente das crianças. Todos os dias, 1,8 bilhão de crianças precisam enfrentar o trânsito para chegar na escola. Todos os dias, 500 crianças são mortas no trânsito.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), entidade que organiza as corridas de alta velocidade, como a F1, e a Secretaria Geral de Segurança de Trânsito ONU se uniram na campanha Save Kids Lives, que tem também o apoio da Coca-Cola, Iveco, Nissan, Michelin e Petronas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 500 crianças são mortas por dia em acidentes de trânsito no mundo.  A estratégia criativa, que incluiu o emocionante filme dirigido por um dos maiores cineastas da atualidade, Luc Besson, se divide em duas partes. A primeira mostrar que é um problema de todo mundo. O filme, o primeiro humanitário da carreira de Besson, traz cenas da França e da África do Sul. E a segunda é mobilizar a população para adotar como compromisso  pessoal as 10 regras de ouro do trânsito seguro (confira aqui a versão em português).

De acordo com a FIA, “a matança nas estradas representam um inaceitável – e evitável – custo humano, econômico e social para a sociedade”. A entidade aderiu ao compromisso Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020, lançada em maio de 2011. A FIA se comprometeu a defender a segurança de trânsito em seus eventos que são realizados em mais de 60 países, mobilizar a comunidade esportiva e incentivar seus parceiros – empresas, equipes e pilotos –  a participar de campanhas de interesse público sobre o tema. No filme abaixo, os pilotos da Formula E falam sobre as 10 regras de ouro do trânsito seguro.

10 Regras de ouro

Usar cinto de segurança
Respeitar o código de trânsito
Respeitar os limites de velocidade
Verificar meus pneus
Conduzir sóbrio
Proteger meus filhos
Manter-me atento
Parar quando estiver cansado
Usar capacete
Ser cortês e atencioso

Making of

O Save Kids Life  foi filmado em quatro dias. Dois nos arredores de Paris e dois na cidade de Wellington, na África do Sul. As filmagens envolveram profissionais e 30 estudantes da escola de Besson, Cité du Cinéma.