Em 2015 é comemorado os 20 anos da versão brasileira da campanha internacional O Câncer de Mama no Alvo da Moda, representada pelo famoso alvo azul (acima). Criada em 1994 , a campanha é uma iniciativa do estilista americano Ralph Lauren que, após testemunhar a luta perdida de uma grande amiga contra a doença, resolveu usar a moda para alertar sobre a importância da detecção precoce deste tipo de câncer,.
Responsável pela aplicação – bem sucedida – da campanha no Brasil, o Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer (IBCC) lançou o filme que promove a edição da campanha deste ano. Nele, um grupo de celebridades se prepara para o que seria apenas uma sessão de fotos com a linha de roupas com o símbolo da campanha. Mas antes disso, foram convidados para um bate papo com a diretora Meran Vargens sobre as experiências pessoais tiveram com o câncer.
Após ouvir os relatos emocionados sobre pessoas próximas – mãe, avó ou alguma amiga – a diretora surpreendeu a todos. Mas a gente não vai contar. Assista ao vídeo de cinco minutos, criado pela Ogilvy, que foi veiculado pela primeira vez no último domingo (11) durante o Fantástico.
O Câncer de Mama no Alvo da Moda
Com o nome original “Fashion Target Breast Cancer”, a campanha contou com o apoio do Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA) para disseminar a importância da prevenção do câncer de mama, e se transformou em um grande ícone de esperança ao incentivar as mulheres a encarar a doença com uma postura mais otimista. Com o tempo, ganhou espaço não só nas passarelas, mas também nas ruas, eventos esportivos e nas mais variadas mídias.
Mas foi ao lançar a camiseta branca com o alvo azul, que a campanha se tornou um fenômeno. Trazida para o Brasil pelo Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer (IBCC), já na sua primeira edição, a versão brasileira bateu recordes com mais 418 mil camisas vendidas, ultrapassando os número da versão original. Durante esses 20 anos, a campanha esteve na São Paulo Fashion Week, e promoveu outros, como a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama.
Além disso, as camisetas já foram usadas por mais de 8 milhões de pessoas no Brasil e arrecadou cerca de 57 milhões de reais, que ajudaram nos tratamentos de pacientes e nas obras do complexo hospitalar do Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer (IBCC), que atende 71% de seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para saber como ajudar a campanha, acesse ocancerdemamanoalvodamoda.com.br.