Após presenciar diversos casos de abuso sexual contra mulheres dentro de transportes públicos, o paulistano de 26 anos, Renato Sanches, encontrou uma forma inovadora para ajudar as vítimas a pedir socorro e denunciar o abuso. Renato explica que os canais de contato dos metrôs, por exemplo, são insuficientes para as vítimas, já que elas só conseguem fazer a denúncia para autoridades responsáveis após o abuso, com o agravante da dificuldade de identificar o autor da agressão.
Com o aplicativo Help Me, qualquer mulher vítima de abuso pode enviar um SMS diretamente para a central de atendimento do transporte público que está utilizando. A opção “SMS Urgente” aciona uma mensagem automática – “Estou sofrendo abuso” – transmitida imediatamente para as centrais de denúncia . Já a opção “SMS Detalhado”, permite que a vítima mande informações mais específicas como o número ou linha do transporte, o sentido que ele está seguindo, características do abusador e referências gerais.
Para um pedido de socorro mais urgente ainda, o aplicativo permite que a vítima acione uma sirene que chame a atenção dos demais passageiros e do próprio abusador.”A intenção é dar à mulher ferramentas que a ajudem a se defender numa situação de abuso. Às vezes, ela não tem coragem de gritar, mas, com um botão, ela pode acionar a sirene e inibir o abuso”, explica Renato, que aproveita para lembrar que a ferramenta só funciona se não estiver como o modo silencioso ativado.
Em entrevista ao portal R7, a chefe do departamento de relacionamento com o cliente do Metrô de São Paulo, Cecília Elena Fuentes Guedes, alerta para a importância da denúncia, que ajuda a dar visibilidade ao problema e a reduzir a impunidade. “Nós fornecemos todas as informações à polícia e a alertamos quando detectamos reincidência desse tipo de crime. Exatamente por isso, insistimos na necessidade de registro de ocorrência policial“, diz.
É importante lembrar, que o Help Me pode ser usado também por quem presencia situações não só de assédio, mas de outros crimes, como assaltos, invasões de propriedades e vandalismo. Para isso, basta usar a opção “SMS Detalhado”. O Help Me está disponível gratuitamente para smartphones iOS e Android, mas até o momento, só funciona para os transportes públicos do Estado de São Paulo.