Animação lembra que diagnóstico precoce salva crianças do câncer

17/09/2015

fio

Parece ser um filme triste. O último fio de cabelo cai da cabeça de uma criança com câncer e faz uma jornada até o céu. Mas não é bem assim. A emocionante animação Fio, lembra que o diagnóstico precoce pode significar a cura em 80% dos casos. Criada pela agência F.biz para a  Coniacc (Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer), a ação promove o Setembro Dourado, iniciativa que centra esforços durante todo o mês pela conscientização do câncer infantojuvenil.

Apesar de ter um bom prognóstico, um dos principais agravantes do câncer infantojuvenil é a sua rápida evolução, se comparada à maioria dos casos em adultos daí a importância do diagnóstico precoce. No Brasil, dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) mostram que muitas crianças são diagnosticadas com a doença já em estágio avançado. Essa é uma das razões que explicam a média de 9.000 desse tipo de câncer por ano no país, especialmente a leucemia. Por isso, o filme aproveita para convidar os pais a entrarem no site do Setembro Dourado para entenderem quais sintomas devem ser analisados para a realização de exames preventivos. Além da animação, a campanha conta com o apoio de emissoras de televisão e rádio, empresas e editoras para ser veiculada está jornais, revistas, cinemas e em mídias externas.

O Hospital de Câncer de Barretos cita alguns dos sintomas aos quais os pais devem ficar atentos:  dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha;  ínguas que não desaparecem; dores nas pernas  que não passam e atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento de tamanho de barriga e brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.