O ator Jeff Bridges foi o porta-voz escolhido do lançamento do novo site oficial do Plastic Pollution Coalition, um movimento voltado para um mundo livre da poluição de plásticos. Bridges, que é um membro oficial do movimento, aproveitou para alertar sobre essa forma de poluição e os impactos tóxicos que ele pode causar tanto ao meio ambiente quanto à saúde dos seres humanos. “Quando foi que nos tornamos a sociedade do plástico?“, questiona Bridges.
De acordo com pesquisas da Plastic Pollution Coalition, cerca de 33% dos plásticos são utilizados apenas uma vez e jogados fora. Somente os americanos, 30 milhões de toneladas por ano, e apenas 8% é reciclado. Por não ser biodegradável, o plástico que não é reutilizado acabam em aterros e lixões. Como consequência disso, as substâncias tóxicas do plástico se infiltram nas águas subterrâneas e contaminam rios, lagos e oceanos.
Além disso, muitas das substâncias químicas do plástico são absorvidas pelo corpo humano, alterando os hormônios e podendo causar diversos problemas de saúde, como doença scardiovasculares, câncer, infertilidade, diabetes, entre outros. “Se pararmos de usar plásticos descartáveis, nós podemos melhorar a saúde dos oceanos e do ecossistema a sua volta, incluindo a saúde humana e animal“, afirma Jeff Bridges.
Para o movimento, a poluição de plástico é um problema causado pelo homem ao longo dos anos e só pode ser solucionado se houver uma conscientização da população mundial sobre a importância de se encontrar soluções sustentáveis de consumo. O movimento conta com mais de 400 organizações-membro e uma coalizão de indivíduos. Para ajudar a solucionar esse problema, alguns passo são importantes: recusar plásticos descartáveis, reduzir o consumo de produto que venham em embalagens plásticas e reutilizar ou reciclar.
Uma pesquisa do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) aponta que a poluição por plástico causa um prejuízo de US$ 13 bilhões ao ecossistema marinho e que o custo do uso de plástico em bens de consumo é de US$ 75 bilhões. O relatório afirma que empresas que reciclam plástico conseguem, juntas, economizar 4 bilhões de dólares.