Atualização 22/6/2016: esta campanha ganhou um Glass Lion no Festival de Cannes 2016. A categoria Glass Lions premia campanhas que promovem a igualdade de gênero.
A organização Make Love Not Scars, voltada para a reabilitação de vítimas de violência doméstica, aproveitou a onda de vídeos tutoriais de maquiagem na internet para lançar o seus próprios tutoriais. Mas com um propósito diferente: alertar para a facilidade de acesso e de compra de ácidos que podem mutilar permanentemente uma mulher.
Dados da organização apontam que na Índia são registrados mais de mil casos de ataques com ácidos, sendo as mulheres as principais vítimas (90%). O alto número pode ser explicado pela grande quantidade de pontos que vendem produtos dessa natureza e pelo preço altamente popular – cerca de $1,50 por litro.
Criado pela Ogilvy&Mather, a campanha convidou Reshma, uma jovem indiana de 18 anos – vítima do seu cunhado em um ataque com ácido – para gravar uma série de tutoriais, chamada “Dicas de Beleza com Reshma”. Essa série inclui dicas de como “esconder manchas escuras naturalmente”, “como aplicar um delineador” e “como conseguir os lábios vermelhor perfeitos”. Ao fim de cada um desses vídeos, Reshma alerta para a facilidade de se obter os ácidos. “Você pode encontrar esse batom vermelho facilmente em qualquer mercado. Da mesma forma que se pode encontra os ácidos. Isso explica o fato de, diariamente, diversas garotas se tornarem vítimas de ataques com ácidos“, diz a jovem em um dos seus vídeos.
Após as dicas, Reshma aproveita para convidar os internautas a assinarem uma petição para proibir a venda de ácidos, além de divulgara hashtag da campanha, #EndAcidSale. A petição inclui uma carta do primeiro ministro da Índia salientando a importância de regular a disponibilidade de ácido em vez de simplesmente aprovar leis mais duras contra os atacantes. Já são mais de 158 mil assnaturas.
Através de seu website oficial, a campanha mostra perfis e imagens reais de vítimas de ataque ácido, que decidiram não se esconder por trás das cicatrizes para contar suas histórias e alertar para o problema. “O tipo de dor experimentada como resultado de um ataque ácido é inimaginável. Vítimas enfrentam traumatizante sequelas , incluindo, pele descascada, perda de acuidade visual e auditiva, exposição óssea e da cartilagem, infecções fatais, perda de sensação, amputações, substituição de pele e enxertos e, acima de tudo, a dor de ter que viver sua vida inteira com uma desfiguração grave da face e membros. Devemos nos unir e acabar com esta injustiça de uma vez por todas. Assine a petição para proibir a venda de ácido para pessoas comuns. O ácido não pertencem às casas, escolas e hospitais. Existem vários métodos alternativos e mais seguros para limpar suas casas e é hora de deixar claro para o nosso governo que nós não aceitaremos mais o fácil acesso à venda de ácido“, afirma a organização em sua homepage. Para ssinar a petição, acesse makelovenotscars.org/end-acid-sale.