A frase “não olhe para trás” normalmente é usada para destacar a importância de aproveitar o agora e de não perder tempo lamentando de coisas que ficaram no passado. A nova campanha da Road Safety Authority conseguiu unir esse sentido com o significado literal da expressão para alertar sobre o perigo da distração dos motoristas com crianças no carro.
A partir do slogan “não perca uma vida olhando para trás“, o anúncio é centrado nas consequências de uma tragédia que pode ser causada por alguém ao olhar para o filho no banco traseiro durante a condução. O filme começa com a câmera girando em torno de uma mulher visivelmente perturbada e pensativa. Em um jogo de câmeras, as cenas subsequentes vêm a cada movimento da cabeça dessa mulher, como uma restrospectiva de sua vida. Na cena final, aparece a mensagem “a pessoa mais vulnerável em seu carro pode apresentar o maior perigo“, revelando o motivo da angústia e memórias das personagem central.
A ideia é mostrar para o motorista que, ao desviar sua atenção no volante, ele pode passar o resto de sua vida olhando para trás e imaginando como sua vida seria melhor se não tivesse se distraído. “O melhor conselho que podemos dar é: respire e pense. Se a ocasião pede para você olhar para trás, seja para falar ou arrumar o seu filho, vá para o acostamento ou estacione. Qualquer lugar onde você possa se concentrar em seus filhos. Quando você está em um carro e está dirigindo você realmente precisa se concentrar na estrada e nas pessoas ao seu redor “, alerta VanLeeuwen, Diretor da Road Safety.
A campanha surgiu a partir de dados de uma pesquisa realizada pela Universidade Moash, da Austrália, que apontam crianças e celulares como as duas maiores distrações para osmotoristas na Irlanda. Neste estudo, foi constatado também que, em média, um pai (ou mãe) desvia por mais de três minutos a sua atenção da estrada para olhar o seu filho durante uma viagem de 16 minutos .