Exibidas em uma exposição no Centro Nacional de Artes Performáticas da Índia (NCBA), em Mumbai (Índia), as imagens acima são anúncios da ação genial da WWF India, See What You Save. Idealizada pela agência Ogilvy, a série de anúncios é uma combinação de papeis perfeitamente amassados em um cuidadoso jogo de iluminação que resulta em sombras com formas perfeitas.
No momento em que as luzes são acesas, os visitantes da exposição são surpreendidos quando as bordas imperfeitas dos papéis revelam sombras em forma de ursos, rinocerontes, macacos, elefantes e leões. O texto alerta que esses são animais que todos podemos salvar se usarmos os papéis de forma consciente e também ajudar a WWF a proteger as florestas do desmatamento. A ação lembra que 93% dos papéis vêm das árvores: 4 bilhões de árvores, o equivalente a 35% de todas as árvores, são usadas na indústria de papel. “Economize papel. Veja quem você pode salvar”, diz o anúncio ao lado da sombra de cada animal.
Salve o Cerrado
Essa não é a primiera vez que a WWF utiliza o jogo de luz e sombras para falarem sobre preservação. Em 2011, em parceria com a agência Neo, de Londres, a organização desenvolveu a ação Save The Cerrado (Salve o Cerrado), que alertou sobre a destruição e o risco do desaparecimento do segundo maior bioma brasileiro (e da América do Sul) – fica atrás apenas da Floresta Amazônica.
Através de uma narrativa feita com sombras de mãos, a campanha explica a urgência de medidas que devem ser tomadas para salvar o Cerrado e como a sua destruição afeta a vida animal. “Mais de 21% do Brasil é coberto pelo pouco conhecido, mas precioso Cerrado. Mas agora o Cerrado está desaparecendo mais rápido do que a floresta amazônica“, alerta o anúncio, que destaca a agricultura comercial de soja como uma das principais causas de desmatamento.