Conviver com uma pessoa diferente de nós é uma oportunidade única de viver experiências valiosas. Esta é mensagem da nova campanha da Unicef Chile que fala sobre o bullying nas escolas e a tolerância, que viralizou rapidamente nas redes sociais.
Compartilhado mais de 30 mil vezes e com mais de três milhões de visualizações em menos de 24 horas, o filme Marciano mostra uma sequência de momentos que são constantemente usados para retratar o que as crianças sofrem no dia a dia: olhares ameaçadores, perturbações e ofensas constantes. São esses os tipos de agressão que sofre o novo aluno com aparência diferente. A escolha por um extraterrestre representa o sentimento de isolamento das vítimas do bullying.
A psicóloga Maria Tereza Maldonado explica ao portal RAC que esses sentimentos de rejeição e isolamento podem gerar consequências graves e, muitas vezes, permanentes. “As constantes agressões e humilhações prejudicam a auto-estima da vítima, estimula nela sentimentos de rejeição, dificuldade de inserção no grupo, medo de ir à escola, crises de angústia e estados depressivos“, afirma.
No filme da Unicef, a convivência do novo aluno com os colegas só melhora quando os colegas finalmente aceitam as diferenças e capacidades do Marciano e percebem que elas podem resultar em experiências únicas. “Não perca a oportunidade de aceitar alguém diferente. Não perca a oportunidade de que mudem a sua vida” – a frase ilustra a descrição do video em seu canal do Youtube.
Para a Unicef, a integração e o respeito no âmbito escolar é um desafio para toda a comunidade escolar e a nova campanha se tornou uma ferramenta importante nessa luta. “Com o sucesso do filme Marciano, nós pretendemos atingir todos os envolvidos na prevenção das diversas formas de violência na escola“, afirma a organização em um comunicado de imprensa.
Para conferir as diversas campanhas sobre bullying que o blog já publicou, acesse aqui.