Para mostrar que os avanços na igualdade de gênero ainda são pequenos, a ONU Mulher lançou uma campanha usando novamente as pesquisas no Google. A série de anúncios mostra a diferença da presenças masculina e feminina em cargos hierarquicamente superiores nas mais diversos setores da sociedade. Assinadas pela Miami Ad School de Nova York, as peças destacam, por exemplo, a rara presença de imagens de mulheres quando termos como CEO, Bispo e General são procurados no site de busca. Para reforçar a mensagem, os cartazes levam a frase “Equality, we are still searching for it” ( Igualdade, nós ainda procuramos por isso).
Para a ONU, campanhas como essas reforçam a necessidade urgente da organização continuar lutando pelos direitos das mulheres. Além disso, afirma a esperança para que seja desencadeado “um diálogo construtivo em todo o mundo”.
The Autocomplete Truth
Em 2013, o blog falou sobre a premiada campanha The Autocomplete Truth, que usava a ferramenta Google Autcomplete para denunciar o machismo. Assinada pela Ogilvy&Mather de Dubai, a campanha é inspirada nos resultados reais da ferramenta para as expressões ‘mulher pode’, ’mulher deve’, ‘mulher precisa’ e ‘mulher não pode’. A ação foi feita para a ONU Mulheres. Em português as buscas não mostram nada demais mas em inglês ainda aparecem algumas das expressões mostradas nos anúncios.
A ferramenta do Google também ganhou o noticiário depois que virou tema de campanhas da UNFE , mostrando a discriminação contra gays, lésbicas, bissexuais e travestis e do departamento de direitos humanos do governo da Austrália, que usou a mesma estratégia para a sua campanha It Stop With Me contra o racismo.