Peixe de ferro ajuda famílias desnutridas no Camboja

31/07/2015

 

Vencedora do prêmio Grand Prix, no Cannes Lions 2015, a campanha Luky Iron Fish vem ajudando comunidades do Camboja a reduzir a taxa de anemia, um dos distúrbios nutricionais mais comuns no mundo e que afeta mais de duas bilhões de pessoas no mundo – mais de 30% da população mundial.

Após viajar pelo país em 2008, o pesquisador Christopher Charles, percebeu o alto índice de anemia  na população local e como isso estava afetando o desenvolvimento da crianças e a produtividade dos adultos no trabalho.  Após uma série de pesquisas, Charles concluiu que a dieta, composta predominantemente de uma grande quantidade de arroz e uma pequeno pedaço de peixe, não fornecia a quantidade de ferro necessária para a saúde local, o que  aumentava a vulnerabilidade para distúrbios como a anemia.

Ao descobrir que panelas de ferro liberam um quantidade expressiva da substância na comida no processo de cozimento, Charles encontrou uma solução simples, acessível e sustentável. Em vez de distribuir panelas de ferro, ele decidiu produzir tablets de ferro que ao serem fervidos com a água podem fornecer até 75% das necessidades diárias ferro para uma família de até cinco membros.

O primeiro protótipo foi uma barra de ferro retangular simples que não foi muito bem aceito. Após várias tentativas frustradas, chegou em um modelo prontamente aceito pelas comunidades: o formato de um peixe, símbolo cultural de sorte no Camboja. O objeto ganhou o sugestivo nome Lucky Iron Fish (Peixe de Ferro da Sorte, em português).

O Lucky Iron Fish já ajudou, até o momento, mais de 10 mil famílias. O que corresponde a quase 46 mil mulheres, homens e crianças. Atualmente, 2.500 produtos estão sendo fornecidos para famílias da Camboja e 9 mil são distribuídos para hospitais e organizações de caridade. Como resultado, após alguns meses de uso do Lucky Iron Fish, exames mostraram um aumento enorme dos níveis de ferro no sangue das pessoas dessas comunidades,  que relataram também  sentir uma maior capacidade e disposição para trabalhar. O próximo passo do projeto, segundo Cristopher Charles, é distribuir o peixe em vários outros países , como a Austrália, Canadá e EUA.

Se você quiser apoiar a campanha, você pode doar 25 dólares por um pacote de peixes de ferro ou comprar seu próprio peixe para distribuir onde achar necessário. Basta acessar o site luckyironfish.com.

Polêmica em Cannes

Após a agência Geometry Dubai  levar pelo projeto o Grand Prix no Festival de Cannes  na categoria Product Design, a premiação se viu envolvida em uma polêmica e acusada de ser um  plágio. A comunicação do projeto, que é uma releitura de um projeto anterior  criado pela Arcade (Singapura), foi contestada após a premiação. De acordo com Gary Tranter, um dos fundadores da Arcade, a Geometry Dubai pediu autorização para que eles utilizassem o case deles  para ajudar na conscientização do projeto, garantirando que o uso seria apenas para fins de relações públicas. Tranter afirma que o pedido foi aceito por se tratar de uma causa nobre, mas criticou o uso de seus materiais, como imagens, músicas e texto, para o vídeo case que foi apresentado em Cannes pela Geometry Dubai. “Passei muito tempo no Camboja com Chris Charles, o designer real do Iron Fish, e nunca vi ninguém da Geometry por lá. Se ganhar Cannes faz parte do trabalho de PR da agência eu não tenho problema com isso, mas acho que você não pode reivindicar uma ideia quando ela não é sua“, ressaltou Gary.

E essa não foi a única polêmica. Após a GeometryDubai receber a premiação, a organização do Festival informou que o projeto não deveria ter sido inscrito na categoria de Product Design pela agência, e sim pela The Lucky Iron Fish Company, já que foi ela quem assinou o protótipo e o design de produto. Com isso, o prêmio passou da agência para a organização, que fez questão de ressaltar que a a participação da Geometry foi na comunicação da iniciativa e não na elaboração projeto.

A agência emitiu uma nota para esclarecer o caso. “Fomos transparentes em nossas inscrições em relação à contribuição de todos os players envolvidos. O design de produto e o protótipo foram criados pela Lucky Iron Fish; a Geometry Global ajudou a levar o projeto a uma audiência maior”, esclareceu a agência, que aproveitou para ressaltar o orgulho de participar do projeto mesmo ficando sem a premiação.