Só para os bons

29/07/2015

 

São inúmeras as campanhas que tentam conscientizar e mudar o comportamento de quem acha que desrespeitar as leis de trânsito é um mal menor, mesmo quando coloca a própria vida ou dos outros em risco (beber e dirigir, excesso de velocidade, não respeitar a faixa de pedestres). Em geral, o foco é quase sempre o infrator. Mas o Detran-GO decidiu fazer diferente e redirecionar sua campanha.

Se um motorista perde pontos na carteira a cada infração, o que ganha aquele que  respeita o trânsito? O Detran-GO aproveitou as comemorações do Dia do Motoristas (25 de julho) e do Dia do Motociclista (27 de julho) para homenagear os bons motoristas com a campanha Notificação de Boa Ação.

Em uma forma de pegadinha, um ator que se passava por agente do Detran parou motociclistas e motoristas que agiam dentro da lei nas ruas de Goiânia para notificá-los. Foram abortados quem tinha parando no sinal antes da faixa de pedestres, em vagas permitidas e usando cinto. A surpresa pela notificação do falso agente de trânsito era logo desfeita pelo texto da notificação: “Parabéns. Sua consciência deixa o trânsito com mais pontos positivos.”

Se na ação do Detran, o presente era apena simbólico, em suas redes sociais o órgão lembrou que desde 2012 é dado desconto de 50% no IPVA para os motoristas que não se envolvem em acidentes nem levam multas em 12 meses. E prometeu que o desconto atualmente é válido apenas para carros 1.0 e motos 125 cc, e que correspondem a maior parte da frota goiana, em breve será estendida a todos.