Marcas escondidas

28/07/2015

marcas escondidas

marcas escondidas

Embora a lei Maria da Penha seja responsável pela redução em 10% dos casos de violência doméstica contra a mulher, ainda falta muito a avançar. Pesquisas mostram que a cada dois minutos, cinco mulheres sofrem algum tipo de agressão. E como agravante, 74% das que sofrem violência doméstica afirmam não denunciar os seus agressores. Por medo ou por não reconhecerem que são vítimas de violência.  Muitas se escondem por trás de diferentes desculpas que transformam a violência dentro de casa em um simples “acidente doméstico”. 

Para conscientizar as mulheres vítimas de agressão, o Instituto Maria da Penha criou uma campanha para incentiva-las a interromper o ciclo da violência e mostrar a importância dessas denúncias não só para elas como para as outras mulheres. Assinada pela agência África, a campanha “Annotation Excuses” usa de uma forma interativa o recursos de anotações do Youtube e mostra que não adianta esconder as marcas da violência atrás de desculpas.

O recurso de anotações em vídeos do Youtube muitas vezes incomoda porque atrapalha a exibição das imagens e podem ser fechados pelos próprio usuários com apenas um clique. É dessa forma que a campanha interage com os internautas. No video da campanha, anotações com algumas dessas desculpas cobrem parte do corpo de mulheres e sempre que o usuário clica para fechá-la, os hematomas causados pela agressão são revelados.

Instituto Maria da Penha

O Instituto Maria da Penha é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que nasceu a partir da história de vida da ativista pelos direitos da mulher, Maria da Penha. As ações do Instituto  tem como foco principal encorajar as mulheres a quebrarem o silêncio, além de ações voltadas para a prevenção  da violência doméstica e familiar. 

Atualização em 6/72016: a estratégia de redes sociais desta campanha ganhou o Facebook Awards 2016. Com mais de 17 milhões de impressões com a hashtag #ocorpoémeu, a campanha rendeu mais de 2 mil fotos publicadas no Instagram que geraram mais de 400 mil curtidas.