Doação de escudos

13/07/2015


ESCUDOS

Depois da campanha  de sucesso “Meu sangue é rubro-negro“,  a parceria entre a  Leo Burnett Tailor Made  e o Esporte Clube Vitória resultou em mais uma campanha premiada no Cannes Lions. A campanha Doação de Escudos, criada paa a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), foi desenvolvida devido à falta de interesse de parte da população da Bahia na doação de órgãos. De acordo com a própria ABTO, enquanto cerca de 200 mil pessoas no Brasil esperam na lista de espera por um órgão, a média de pessoas que não autorizam a doação de órgãos na Bahia é de 62%, acima da média nacional, que é de 46%.

Com uma faixa com o teaserNesse jogo, o Vitória vai se doar em campo como você nunca viu“, os jogadores titulares do clube  entraram em campo em um jogo da Copa do Brasil com uma camisa especial em que  o escudo do Vitória  era removível, com uma aplicação em velcro. Ao lado deles, os jogadores reservas entraram com camisas em que, no lugar do escudo, foi aplicada a mensagem: “Seja um doados de órgãos”.

Mas foi durante as três substituições feitas pelo clube durante o jogo que o mistério das camisas foi revelado. Assim que os jogadores titulares iam saindo de campo para dar lugar ao jogador reserva, ele doavam seu escudo removível  e colocavam na camisa, até então sem escudo, do que estava entrando. Nessa simples ação, a campanha conseguiu passar a mensagem: “quando o jogo acaba para alguém, ele pode continuar para outra pessoa. Seja um Doador. Avise sua família”.

A ideia é lembrar que no Brasil existem milhares de pessoas na fila, esperando por um órgão, e que esse é um tema de extrema importância para a sociedade. Apesar do crescente número de doadores efetivos, que em 2014 aumentou7,6% no Brasil, o Brasil continua em torno de 5% abaixo da taxa prevista, com 25 mil pessoas na fila por um transplante”, afirma o Esporte Clube Vitória.

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Como complemento, a  campanha também contou com anúncios, filmes,  spots de rádio, materiis promocionais e ações digitais.  Ela compreende, além da ação durante o jogo, materiais promocionais, ações em redes sociais, filme publicitário, spot em rádio, etc.

Ao receber o Leão de bronze na categoria Health and Welness no Cannes Lions 2015, a Leo Burnett acumula cinco premiações no festival em uma ação para o Esporte Cluve Vitória.  Em 2012, a ação Meu Sangue é Rubro Negro, criada para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, recebeu dois leões de ouro e dois de prata, nas categorias marketing direto, relações públicas e outdoor. Nessa ação foi criada uma camisa especial nas cores preto e branco. A medida que os torcedores do clube doavam mais sangue, a camisa ganhava gradativamente a cor vemelha no lugar do branco. A camisa só voltou a ser rubro-negra quando o Vitória atingiu a meta estipulada de doação de sangue.  Leia aqui o post que o blog fez sobre esta camapanha.