Tecnologia na adoção de crianças na Rússia

10/07/2015

https://www.youtube.com/watch?v=4jHrHa7qJ6k

 

twin

A agência Y&R Moscou recebeu, no último fim de semana, um Leão de ouro e outro de prata na categoria Criative Data no Cannes Lions 2015 pela campanha Twin Souls , feita para a para Fundação Change One Life. Twin Souls é um projeto que tem o objetivo de ajudar a aproximar tanto crianças órfãs quanto pais interessados na adoção de um filho.

Anualmente, cerca de 15 mil orfãos são adotados na Rússia. Mas 31% retornam para os orfanatos  por dificuldade de adaptação à nova família. Uma das principais razões para essa dificuldade é a falta de semelhança física com seus novos pais, o que causa em algumas dessas crianças uma sensação de solidão e e exclusão. “Ser semelhante aos pais é mais do que uma vontade natural mas também uma influência positiva na adaptação. E em uma país grande como a Russia, existem vários pais a a procura de uma criança para amar como se fosse sua”, diz o video da campanha antes de apresentar o projeto.

Para diminuir o número de crianças que retornam para esses orfanatos, a Y&R implementou nos bancos de dados dos orfanatos russos – que contam com mais de 80 mil perfis de crianças – uma tecnologia de reconhecimento facial. Os interessados em adotar  fazem o upload de suas fotos no site da campanha, essa tecnologia faz uma análise instantânea e mostra os perfis das crianças que têm uma aparência semelhante à deles.Ao se interessarem por uma criança, os pais adotivos acessam o perfil dela e aprendem  tudo o que precisam saber para começar o processo de adoção.

Em apenas três dias após dua divulgação, o video da campanha teve mais de 390 mil visualizaões e o site teve mais 688 mil acessos . E o mais importante, o número de consultas  de pais para possiveis adoçãões aumentou em 500%,.

Para ler sobre outras campanhas a respeito de adoção de crianças que o blog já publicou, clique aqui.