Que os smartphones facilitam a vida das pessoas, seja pela facilidade de comunicação ou pela infinidade de aplicativos úteis para todo tipo de situação. Mas você sabia que eles podem ajudar na detecção de um certo tipo de câncer?
The Next Photo, campanha criada pela Wunderman UK para a Childhood Eye Cancer Trust (CHECT), incentiva os usuários de smartphones a utilizarem os aparelhos para tirarem fotos dos olhos de seus filhos utilizando o flash da câmera para detectar sinais de Retinoblastoma, um tumor na retina que é mais comum em crianças.
Para quem não sabe, quando uma criança apresenta esse tipo de tumor maligno, a exposição à luz do flash faz com que sua pupila fique branca na foto, originando o que chamam de “reflexo do olho do gato”. Esse é considerado um dos principais sinais da doença. Muito fácil de analisar e assim, de detectar seus primeiros sinais.
Para ajudar na divulgação da campanha e mostrar um exemplo do “reflexo do olho do gato”, a CHECT produziu uma série de cartazes com fotos de crianças com retinoblastoma para que as pessoas tirassem uma foto na esperança de que uma maior consciência possa conduzir a detecção precoce. Feita com uma tinta especial, as crianças aparecem com o olho normal, até serem expostas a luz do flash. As crianças que têm o problema apresentam o olho branco onde deveria estar a pupila, um sintoma escondido.
Esses cartazes foram distribuídos em hospitais, clinicas pediátricas e centros de ajuda à crianças, ao mesmo tempo que um filme online, com enfermeiras e médicos demonstrando a ação, era divulgado em blogs e diversos sites de noticias. Sem qualquer investimento em mídia, o filme foi visualizado mais de 80 mil vezes com mais de três mil compartilhamentos apenas no primeiro mês. Isso corresponde a um alcance de 3,7 milhões e mais de 4,4 milhões de impressões.
Com essa campanha, a Childhood Eye Cancer Trust foi procurada por professores de Oftalmologia do departamento de oncologia ocular no Hospital Infantil de Los Angeles para oferecer apoio e solicitar materiais para distribuição.
Joy Felgate, chefe executivo da CHECT, disse: “Nossa esperança é que nossa pesquisa possa significar que nenhuma criança tenha que experimentar o trauma de perder seu olho, a sua visão, ou a sua vida por causa do câncer de olho. É esta missão que impulsiona nossa pesquisa em uma cura para a doença“. Ele afirma ainda que a campanha “The next photo” é uma ótima oportunidade para conscientizar as pessoas sobre os sinais do retinoblastoma de uma forma engajada. “Quando um pai, médico ou prestador de cuidados de crianças vê o cartaz, eles se sentem impactados ao perceberem que acabaram de olhar para um crianças que sobreviveu à essa doença terrível. Agora, todos tem a oportunidade única de olharem para suas crianças com esse cuidado”, completa.
Site da a Childhood Eye Cancer Trust oferece mais informações sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma e como você pode apoiar o trabalho da CHECT.
The Next Photo foi premiada no Festival Cannes Lions 2015 com o Leão de prata na categoria Mobile.