A dificuldade de manter um contato visual e de ler as expressões faciais são alguns dos diversos desafio que os pais enfrentam para ter alguma interação com seus filhos autistas. A Samsung e a agência Cheil Worldwide se juntaram com web designers e psiquiatras das universidades coreanas Seoul National e Yonsei para criar uma ferramenta que ajuda esses pais a construírem uma relação mais interativa com seus filhos.
Look At Me é um aplicativo para smartphones e tablets desenvolvido para ajudar essas crianças a desenvolverem habilidades de contato visual e reconhecimento de expressões faciais e que encoraja, assim, formas de interações sociais.
Através da câmera do mobile, as crianças recebem tarefas para completar sete missões em que eles devem fazer expressões em diferentes situações. O aplicativo então pede que a criança procure um parceiro para tirar uma foto dele. Assim que o rosto de um parceiro é enquadrado fazendo a expressão correta e a foto é tirada, a criança avança para o próximo nível. Após a missão ser cumprida, os pais recebem um feedback para que eles possam acompanhar o progresso do filho.
O aplicativo – que está disponível no Google Play – foi testado inicialmente por 20 crianças por oito semanas. Pesquisas feitas após este teste preenchidos pelos pais indicou que 60% das crianças apresentaram melhora no que diz respeito ao contato com os olhos.
A partir do aplicativo, foi criado o projeto Look At Me, que busca conectar famílias com experiências com o autismo para que elas possam compartilhar o progresso das crianças com o uso do dispositivo. Como parte do projeto, no final de 2014, a Samsung Canada fechou uma parceria com a Autism Speaks Canada, que forneceu para famílias de crianças auxiliadas pelo instituto, 200 tablets Samsung Galaxy com os aplicativos já instalados. “Estamos colocando nossa tecnologia e um aplicativo exclusivo nas mãos de crianças com a esperança que ele realmente construam conexões mais significativas e tragam diferenças significativas para suas vidas “, diz, Mark Childs, Diretor de Marketing da Samsung Canada.
A campanha recebeu, até o momento, cinco Leões no Festival de Cannes, nas categorias Cyber, Mobile e PR.