A loja de armas

24/06/2015

Na semana em que a discussão sobre o desarmamento voltou a ganhar força nos Estados Unidos após o Massacre de Charleston, a campanha “Gun Shop”, criada pela agência Grey New York para a ONG States United To Prevent  Gun Violence  saiu prestigiada do Festival de Cannes 2015 com cinco leões – dois ouros e uma prata na categoria Promo and Activation, ouro na categoria Outdoor e prata na categoria Direct.

Após uma pesquisa feita pela Gallup em 2014 apontar que menos da metade dos americanos são favoráveis às leis mais rígidas contra o porte de armas e que seis em cada dez americanos acreditam em uma maior segurança pessoal com o porte de uma arma, a ONG criou uma falsa loja de armas  no centro de Manhattan (Nova York) chamar a atenção da população por meio de um experimento social. Na vitrine da loja, que ficou aberta por apenas dois dias, anúncios convidavam pessoas que gostariam de comprar uma arma pela primeira vez para conferir os mais de 100 tipos de armas disponíveis –   na verdade eram réplicas de armas.

Em cada uma das armas, uma etiqueta  contava uma história de horror em vez de descrever o produto. “Os colecionadores amam essa aqui,” explica o vendedor enquanto segura uma das armas. “A mãe de Adam Lanza tinha essa em sua coleção, até que ele a usou para matá-la e desceu a Sandy Hook e matou seis professores e 20 crianças inocentes. Vinte crianças pequenas”, completa a etiqueta.

Câmeras escondidas no interior da loja mostrou a reação dos consumidores. “Isso me fez pensar, não vou mais comparar essa arma”, diz um dos interessados ao sair da loja. “Nosso objetivo era chamar a atenção das pessoas. Os proprietários de armas costumam acreditar que as armas os deixam mais seguros, mas ter uma arma em casa, na verdade, os deixa menos protegidos de homicídios, suicídios, violência domestica e acidentes”, diz o Diretor Executivo da New Yorkers Against Gun Violence, Leah Gunn Barrett, ao Washington Post.

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Vale lembrar que Nova York é um dos estados americanos em que o porte de armas é rigorosamente regulamentada, sendo ilegal o porte sem uma autorização formal. Entretanto, o estado já registrou 184 mortes por arma de fogo desde o inicio de 2015, um crescimento de 22% se comparado com 2014.

Além da loja, foi criado um falso portal de vendas de armas na internet, chamado “Armas com histórias”, onde o internauta pode ver vídeos e ter mais informações sobre as historias.

 Campanha irrita ativistas pró-armas

A campanha irritou e foi condenada por diversas organizações pró-armas no país, que  pedem uma investigação criminal contra ela. “É espantoso que o lobby  pelo controle de armas explora tragédias para promover um assunto político”, diz um comunicado da Associação Nacional do Rifle. “Este vídeo revela sua verdadeira intenção, que consiste em proibir armas. Se a segurança no armamento fosse sua principal preocupação eles usariam seus recursos para educar as pessoas sobre o uso seguro e responsável de armas de fogo, em vez de produzir vídeos caros para assustar as pessoas e espalhar mentiras

Em resposta, a Diretoria Executiva da States United To Prevent Gun Violenc, Julia Wyman, afirma que o objetivo da campanha é educar aqueles que pensam em comprar uma arma de fogo e garantir que eles estejam cientes dos riscos potenciais, além de promover a posse de armas responsável.

Em julho de 2014, o blog publicou um post sobre outra campanha premiada da ONG States United To Prevent Gun Violence, tambêm com criação da Grey New York.    Unload Your 401k  saiu do Festival de Criatividade de Cannes de 2014 com três Leões – Titânio, Prata e Bronze. Criada  para a States United to Prevent Gun Violence  e mais de 20 ONGs de desarmamento, buscou convencer 51 milhões de americanos a retirar os investimentos em fundos de previdência privada que investem em empresas que fabricam ou vendem armas e munições. Acesse o post do blog aqui.

Para conferir a lista das campanhas premiadas no Festival de Cannes 2015, acesse o site canneslionsarchive.com/winners/