Google cria startup para revolucionar a vida urbana

22/06/2015

 

O Google continua investindo em projetos ambiciosos que usam a tecnologia para ajudar em diversos outros setores importantes para a sociedade. Depois da criação de carros que dirigem sozinhos, de balões que fornecem acesso a internet em áreas remotas, do Google Maps e da compra do aplicativo Waze, a companhia anunciou a criação da Sidewalk Labs, uma empresa dedicada a melhorar a vida nas áreas urbanas.

Com as estimativas da ONU apontando para uma tendência de  60% da população mundial se instalando em áreas urbanas até 2030, os novos produtos, plataformas e parcerias desenvolvidos pelo novo braço do Google serão voltados para a otimização dos custo de vida da população, transporte e uso de energia, além de ajudar o governo a trabalhar de forma mais eficiente.

De acordo com Dan Doctoroff, executivo que irá liderar a Sidewalk Labs, entre as tecnologias previstas nas novas ferramentas desenvolvidas estão a conectividade e compartilhamentos onipresentes, edifícios e infra-estruturas flexíveis, e a chamada Internet das Coisas. A Internet das Coisas é um conceito da tecnologia que implanta rede de internet em utensílios do dia a dia para fundir o mundo físico e o digital. O Google Glass e os relógios inteligentes são exemplos de produtos que utilizam essa tecnologia.

google-glass-ganhou-novo-recurso     Google-relogio-20130513172404

As novas tecnologias já estão transformando o comércio, os meios de comunicação e o acesso à informação. No entanto, enquanto existem aplicativos para informar as pessoas sobre as condições de tráfego, ou os preços dos apartamentos disponíveis, os maiores desafios que as cidades enfrentam – tais como tornar o transporte mais eficiente e reduzir o custo de vida, o uso de energia e ajudando o governo a operar com mais eficiência, tem sido até agora, mais difícil de endereçar”, disse a companhia em um comunicado.”, explica Doctoroff.

Apesar de Doctoroff não deixar claro como exatamente a Sidewalk Labs irá operar e que tipo exato de tecnologia irão produzir, ele garante que, apesar do investimento  modesto (nos parâmetros do Google), as tecnologias produzidas pela companhia  poderão ser  implementadas em grande escala em cidades ao redor do mundo.

Estamos no início de uma transformação histórica nas cidades. Numa altura em que as preocupações com a equidade urbana, os custos, a saúde e o ambiente estão se intensificando, a mudança tecnológica sem precedentes vai permitir que cidades sejam mais eficiente, ágeis, flexíveis e resilientes” , conclui Doctoroff.