A exploração infantil é um dos principais problemas enfrentados pelas crianças no México. Para fazer com que esse problema esteja a vista de todos , a agência JWT México, em uma campanha para a Save The Children, teve a idéia de usar o recurso Google Street View.
Disponível no Google Maps e no Google Earth, o Street View permite que as pessoas façam um passeio virtual e explorem lugares por meio de imagens em 360 graus. Nele é possível descobrir endereços, conhecer novos lugares com um alto grau de detalhes.Com a idéia de destacar que crianças trabalhando nas ruas não deve fazer parte da paisagem dessas imagens, a campanha “Children Off Street View”, convida as pessoas para interagirem com o aplicativo e denunciarem também essa realidade. No Street View é possível que o usuário realize um pin (marcação) em pontos específicos do mapa.
Para contribuir com a campanha, basta que os pedestres e motoristas do México façam uma marcação nos locais quandose depararem com uma crianças trabalhando e compartilhem nas redes sociais. Tudo isso é feito na home page da campanha, que está integrada ao Google Maps. Após compartilharem, os usuários são incentivados a fazerem um doação para que a Save The Children continue com seus esforços pelos direitos das crianças. E com isso, “na próxima vez que as câmeras do Google forem para as ruas, elas possam registrar crianças brincando em vez de crianças trabalhando”.
Em um post dedicado ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil 2015, celebrado no dia 12 de junho, o blog destacou dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho a respeito do assunto. Os dados apontam que estimativas globais atualizadas sugerem que cerca de 120 milhões de crianças entre as idades de 5 e 14 anos estão envolvidas em trabalho infantil. Em uma faixa etária ainda mais ampla (5 a 17 anos), são 168 milhões. Para ter acesso ao material, clique aqui.
“Esta persistência do trabalho infantil está enraizada na pobreza, na falta de trabalho decente para os adultos, na falta de proteção social e no fracasso para assegurar que todas as crianças frequentem a escola até a idade mínima legal de admissão ao emprego”, afirma a OIT, através de seu material de campanha. Para ter acesso ao material, clique aqui.