Há 13 anos, o Brasil tornou obrigatório o uso das emblemáticas imagens de alerta nos maços de cigarro como parte de um pacote de leis para a restrição do consumo de cigarro no país. Considerada bem sucedida, a ação foi adotada por diversos países e, segundo um levantamento feito pela The International Tobacco Control Policy Evaluation Project (ITC), 39% dos fumantes nesses países afirmaram que as imagens foram decisivas para que eles desistissem de pegar um cigarro.
Mas ainda existem aqueles que não se sensibilizam o suficiente para largar o vício. E se então, no lugar de imagens chocantes que mostrem os danos do cigarro à saúde, os fumantes se deparassem com a foto e a mensagem das pessoas mais importantes de suas vidas? Foi exatamente isso que a campanha do SBT, “Advertências Impossíveis de Ignorar”, fez para impactar esses mais resistentes no Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio. Em um hotsite especial,a campanha oferece um serviço digital onde as pessoas podem personalizar sua própria advertência, com fotos e mensagens, para ser colada no maço de alguma pessoa importante e surpreendê-la.
O filme da campanha registrou o impacto da ação em um fumante, que foi surpreendido com com a imagem do pai , que morreu por complicações do tabagismo, acompanhada de uma mensagem especial da irmã na embalagem que tinha acabado de comprar. “Irmão, já perdemos o papai, não quero perder você também“, dizia a mensagem.
O filme e as peças da campanha estão sendo veiculados no SBT, na internet, cinema e com ações de endomarketing na própria emissora. “Essa é mais uma importante iniciativa que usa a força de comunicação do SBT aliada à criatividade em prol de uma boa causa“, afirma Kevin Zung, diretor-executivo de criação da Publicis, agencia responsável pela criação da ação.
A campanha “Advertências Impossíveis de Ignorar” é uma ação da plataforma SBT do Bem, voltada para ativação de ações em prol de uma sociedade mais esclarecida e engajada. Em 2014, outra campanha antitabagismo da plataforma chamou a atenção. A campanha “Maquina da Vida” lançou uma máquina que convertia cigarros não consumidos em diferentes opções para aproveitar os minutos de vida ganhos com a ausência do cigarro. Para saber mais sobre a campanha, clique aqui.
Campanha “Pare Por Mim”
Vale lembrar que a campanha “Advertências Impossíveis de Ignorar” segue uma idéia bastante parecida com a campanha “Pare por Mim”, da Unimed Goiânia, de 2014. Desenvolvida para o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), a campanha também contou com um hotsite que personaliza mensagens para serem colocadas nos maços de cigarro. O hotsite e a plataforma para essa personalização ainda estão disponíveis. Para acessar, clique aqui.