Ação critica campanhas sociais feitas apenas para a premiação de Cannes.

15/05/2015

cannes

 

iCongo

Com a proximidade da realização do  – que ocorrerá nos dias 25 e 26 de junho – a confederação indiana de ONGs, iCongo, aproveitou para fazer um apelo: que ao invés de ocorrer apenas uma vez, a premiação de profissionais de publicidade ocorra quatro vezes ao ano. Mas qual seria o interesse deles em um evento como esse?

Acontece que o apelo é, na verdade, uma ironia e crítica aos súbitos interesses de agências de publicidade em ações sociais no período que antecede a premiação. Anualmente, o Cannes Lions elege a melhores campanhas em diversas categorias, incluindo as de soluções criativas para problemas sociais. A iCongo afirma que, em busca de premiações, diversos profissionais chegam em comunidades carentes cheios de ideias para resolver os problemas sociais que elas enfrentam. Infelizmente, essa disposição para ajudar costuma ser interrompida assim que a premiação acaba.

O video da campanha, filmado em comunidades carentes da Índia, mostra relatos de pessoas que receberam ajuda desses profissionais e sofreram com o súbito desaparecimento dos benefícios. “No ano passado, de março a junho, costumávamos receber comida de graça todos os dias. Comida muito boa”, afirma um pequeno indiano. “Em abril, começaram a nos ensinar inglês” e “também tiveram a idéia para que usássemos um boné que iluminaria nossa noite”, explicam outros moradores das comunidades.  Mas, no final de junho, quando eles pretendiam terminar de aprender o alfabeto em inglês ou conseguir um boné com luzes para seus amigos, as ajudas acabaram porque as idéias já haviam sido premiadas.

Para Jeroninio Almeida, fundador da iCongo, o problema é a incapacidade de sustentar e levar a campanha à sua conclusão lógica e esquecerem o acompanhamento dela. “São três meses de puro serviço para a humanidade. Por que transformar as vidas dessas pessoas necessitadas apenas por três meses ao e não pelo ano inteiro?”, questiona a iCongo através de um comunicado.  E exatamente para que outras comunidades não sofram com essa decepção que a iCongo criar uma campanha direcionada aos organizadores do festival.

A iCongo

iCongo é a sigla para  Indian Confederation of NGOs (Confederação Indiana de Ongs). Nos últimos seis anos ela vem trabalhando para sensibilizar e criar consciência entre as pessoas e corporações em geral sobre as questões sócio-políticas, para construir Responsabilidade Individual Social e incentivar ações cidadãs para a Justiça Social. A iCongo faz isso através parcerias e reunindo um grande numero de movimentos sociais, sindicatos, redes, ONGs e organizações. Para saber mais sobre a iCongo, acesse o site www.icongo.in.