Marque um desaparecido

31/03/2015

marque

marque um desaparecido

Hoje, dia 31 de março, é o encerramento da Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa das Crianças Desaparecidas.  E para lembrar dessa data, o nosso blog fala sobre mais uma campanha que aproveitou as redes sociais para promover a mobilização das pessoas por uma causa. Em  janeiro deste ano, a Agência3 desenvolveu a campanha “Marque um Desaparecido” para o Disque – Denúncia, usando o  Instagram  mas sem invadir a privacidade dos usuários.

A campanha incentivou os usuários a marcarem suas fotos com o perfil @2253_1177.  Ao  clicarem no perfil desconhecido, os usuários foram direcionados para o perfil do disque-denúncia e se depararam com fotos e informações de diversas crianças desaparecidas no estado do Rio de Janeiro. A mensagem valorizava o serviço: “Se um número trouxe você até aqui, também pode levar uma criança pra casa”. É que o número 2253-1177 é o telefone do disque-denúncia.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC), a simplicidade e o fato de não ser invasiva foram dois pontos importantes para os usuários aderirem à campanha.  “Esta é a primeira vez que o Disque Denúncia faz uma ação no Instagram para encontrar crianças desaparecidas e com uma mecânica muito simples e que qualquer um pode fazer parte”, afirma Daniel Bonela, um dos criadores da campanha, ao site da ABAP.

É importante lembrar que juntamente com a agência Staff, a Agência3, integra o Grupo 3+, responsável também pela premiada campanha “Marcas Desaparecidas”.  A campanha, já publicada aqui no blog,  foi uma iniciativa que reuniu a  Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e o Ministério Público, também com o objetivo de divulgar o número do disque-denúncia.

Para ler sobre outras campanhas relacionadas à pessoas desaparecidas que o blog já publicou, clique aqui

Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida

A Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida foi transformada pela presidenta Dilma Rousseff em Lei Federal. Comemorada anualmente no Brasil entre os dias 25 e 31 de março, durante estes dias são desenvolvidas ações de mobilização para encontrar  crianças e adolescentes desaparecidos, além de divulgar ferramentas  que auxiliam a sociedade a enfrentar o problema.