Durante as festas em blocos de carnaval, a azaração muitas vezes dá lugar a atos de agressão e assédio sexual. Para auxiliar os foliões a compreenderam o limite entre essas abordagens e reconhecerem atitudes agressivas e violentas, a ONU Brasil lançou para o carnaval de 2015 a campanha “Neste carnaval, perca a vergonha, mas não perca o respeito”.
Realizada com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da prefeitura do Rio de Janeiro (SPM-Rio), a campanha sugere uma rota de paquera em forma de cartazes e vídeos que levam os motes “Chega bem, quem chega direito” e “Ter pegada não é faltar com respeito”. A iniciativa indica os sinais que os homens e mulheres devem levar em consideração para aproveitar a folia livres de assédios e violência, seja para quebrar o gelo como para aceitar um não sem perder o espírito. Até mesmo dicas de cantadas como “Você não é site de busca, mas tem tudo o que eu procuro” são sugeridas nas peças da campanha que, bem-humoradas, indicam que tudo pode levar a um “Amor de carnaval” ou em “Bloco que segue”.
Caso o folião não entenda o limite entre a paquera e a agressão, outra versão das peças da campanha orienta às mulheres a não se sentirem intimidadas a tomarem uma atitude. “Neste carnaval, perca a vergonha. Denuncie. Ligue 180”.
“Como festa de rua, o carnaval é o momento em que as pessoas se relacionam e se permitem a viver com intensidade. Esse clima precisa ser mantido para mulheres e homens. Por isso, a campanha entra no clima da diversão e propõe práticas que respeitem os limites dados pelas mulheres”, explica a representante, Nadine Gasman, ao site das Nações Unidas.
Os cartazes e filmes – além de outras peças publicitárias – foram veiculados em outdoors, mobiliários urbanos e jornais distribuídos durante os principais carnavais do país, como Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Brasília. Especialmente na internet, foram distribuídos cards no facebook da ONU Mulheres Brasil e dos parceiros da campanha para serem compartilhados com a hastag #naopercaorespeito.
A campanha é uma criação pro bono da agência Propeg e faz parte da campanha global Pequim+20 “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!”, criada em 2014 e que propõe mobilizar a sociedade civil, governos e o Sistema das Nações Unidas em torno dos direitos das mulheres. Leia mais sobre a Pequin+20 aqui.
Números do Assédio no Brasil.
Em uma pesquisa realizada em 2014, o Instituto Avon/Data Popular concluiu que 96% dos jovens brasileiros reconhecem que existe machismo no país, sendo que 49% dos homens jovens concordam com valores machistas. Entre as mulheres entrevistadas, 78% já foram assediadas em locais públicos, incluindo festas de carnaval.
Confira aqui outros posts que o blog publicou a respeito de assédio contra as mulheres.