O número de crianças na Austrália que estão fugindo de suas casas por sofrerem negligência e maus tratos vem crescendo de uma forma alarmante. Somente entre os anos de 2012 e 2013 a organização não governamental Australian Childhood Foundation recebeu mais de 270 mil novas denúncias de casos de abusos em todo o país. Preocupada com esses dados, a ONG – voltada para ajudar crianças vítimas de diversas formas de maus tratos – lançou em setembro a campanha Not Another Child, para mobilizar os australianos a se comprometerem com a luta contra o abuso, a negligência e a violência familiar.
O ator australiano e patrono da Fundação, Chris Hemsowrth, estrela o vídeo da campanha e várias ações de mobilização nas redes sociais. Ele compartilhou uma foto de uma lembrança de sua infância e lembrou que as crianças que sofrem algum tipo de violência não têm o mesmo direito a estes momentos felizes que a infância proporciona. “Todo post ajuda a garantir que nenhuma outra criança tem que sofrer. Poste sua imagem com a hashtag #NotAnotherChild e marque seus amigo para participarem”, escreveu o ator na sua página oficial do Facebook. O irmão dele, o ator Liam Hemsowrth, estrela da franquia Jogos Vorazes, também participou da campanha.
Pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacam a importância de experiências positivas durante a infância para o desenvolvimento de habilidades diversas do ser humano e apontam que o apoio e presença dos pais, um ambiente familiar seguro e de incentivo à aprendizagem são partes importantes desse desenvolvimento. Ao ser vítima de negligência e abusos na infância a criança é exposta a um risco maior de sofrer de doenças crônicas assim como problemas de comportamento.
Além de disseminar a mensagem da campanha nas redes sociais, os usuários podem realizar doações para a Australian Childhood Foundation através do seu site oficial.