Novembro Azul 2014

04/11/2014

NA

No final de semana passado,  o Instituto Lado a Lado e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)  fizeram o lançamento oficial do  Novembro Azul 2014, a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. Com ações interativas, a campanha  pretende acabar com os preconceitos que cercam a  realização do exame de próstata. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista. “Os homens são mais resistentes à ideia de ir a uma consulta regularmente e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado”, diz Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado.

Além da iluminação azul em monumentos de várias cidades, o calendário do Novembro Azul conta com mais de 500 ações de mobilização por todo o Brasil, entre elas a campanha digital “Meu Bigode Azul”. Criada  pela empresa de tecnologia argentina  Spreadshout e pela agência brasileira Arabella, a ação incentiva os internautas a “doarem” post no Facebook e e Twitter em troca de  um “bigode azul” na sua foto do perfil, representando a adesão ao movimento. Além disso, os colaboradores da ação irão  distribuir durante todo o mês camisetas, pôster, bottons, bolinhas antiestress e bigodes de papel, além de incentivar os homens a deixarem seus bigodes crescerem como um ato simbólico.

MBA

A primeira ação oficial da campanha de 2014 foi a Corrida 21km Novembro Azul. Projetada em parceria com o Circuito Athenas, as provas de 5km, 10 km e 21km contaram ao todo com a participação de mais de sete mil atletas. O Instituto Lado a Lado distribuiu 7.500 folhetos do Novembro Azul inseridos no kit do corredor e montou um estande com a presença de urologistas para esclarecerem sobre o câncer de próstata, medição da pressão arterial  e distribuírem  brindes da Dr. Jones, marca de produtos cosméticos masculinos.

Vale lembrar que a doença não atinge apenas os idosos, apesar da frequência da doença ser maior nessa faixa etária. O diagnóstico precoce é responsável por cerca de 40% da redução das mortes por câncer de próstata desde 1990 e pode evitar procedimentos mais complicados como a cirurgia que, segundo o oncologista Bruno Ferrari, podem deixar sequelas como a incontinência urinária e a disfunção erétil. “É preciso lembrar que, quanto mais precoce é o tratamento, menos mutilante ele é”, conclui Bruno Ferrari.

Em mais de 95% dos casos de câncer de próstata, depois das primeiras manifestações, a doença já se encontra em fase avançada. “Por isso a enorme importância da realização do exame regular através do toque retal e do PSA”, orienta o presidente da SBU, Carlos Corradi Fonseca. São previstos mais de 69 mil novos casos diagnosticados somente em 2014 no país e cerca de 13 mil mortes vão em decorrência da doença. A partir de 50 anos, todo homem deve fazer exames periódicos e  se houver histórico na família, a recomendação é procurar um urologista a partir dos 45 anos.

Para obter mais informações a respeito da campanha, acesse o site novembroazul.com.br.