Em setembro desse ano, a ONG Não foi Acidente – que luta pela mudança da atual legislação de trânsito – aproveitou a Semana Nacional do Trânsito (18 a 24 de setembro) para lançar a ação “Operação Tweet”. Desenvolvida pela agência RC Comunicação, o objetivo da ação era alertar os motoristas a respeito dos desserviço público que eles prestam ao compartilhar as localizações de blitzes nas redes sociais.
O vídeo da campanha lembra que além de favorecer as pessoas que já estão cometendo uma infração ao dirigirem alcoolizadas, o compartilhamento das localizações acabam chegando a outros tipos de criminosos como ladrões e sequestradores, facilitando assim suas fugas. Ou seja, as pessoas não se dão conta que estão contribuindo para diversos tipos de crime mesmo que involuntariamente.
Para tentar acabar com isso, a “Operação Tweet” criou perfis de falsos criminosos com nomes sugestivos como Sequestrador, Traficante Em Fuga e Ladrão de Carro. A cada compartilhamento de localização de blitz dos usuários do twitter, esses “criminosos” enviavam mensagens de agradecimento pela informação. “Nossa intenção foi gerar um desconforto em quem compartilha a informação. Um desconforto que pode levar à reflexão. Afinal, ninguém se sente bem ajudando um criminoso.” explica Igor Oliveira, redator da campanha.
A ação ocorreu em diversas cidades do Brasil como Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre e cidades dos Estados Unidos.
Saiba mais sobre a campanha no site: www.operacaotweet.com.br.