Para aumentar a conscientização a respeito do cyberbullying, o governo do Canadá lançou em janeiro deste ano a campanha integrada Stop Hating Online. Pelo site Canada.ca/StopHatingOnline, pais e jovens (que sofrem ou cometem bullying) podem obter informações e conselhos para ajudar a identificar e prevenir as agressões. Desde o mês passado está no ar a ação #WordsHurt, onde o vídeo interativo procura demonstrar o impacto emocional que as palavras causam nos jovens.
Em um vídeo chamado “Você envia. Ela reage”, postado no canal do Youtube da Segurança Pública do Canadá, os usuários podem digitar e “enviar” palavras positivas ou negativas para ver instantaneamente a reação da jovem do outro lado da tela, avaliando o impacto de suas palavras. A ideia é que as pessoas interajam no vídeo e o compartilhem nas redes sociais. Essa foi a primeira experiência do governo canadense usando o Youtube como ferramenta interativa de comunicação. Além da ação interativa, a campanha também tem peças para redes sociais, anúncios, entre outros.
Segundo Andrea Kligman, uma das idealizadoras da ação, muitas vezes as pessoas não percebem o impacto negativo da linha de comentar, porque eles não podem ver o feedback, minimizando, assim, os sentimentos de remorso e empatia para com o alvo. A campanha #WordsHurt espera ensinar aos jovens que existem reações emocionais reais para interações virtuais. Dentre as consequências do bullying, pode-se destacar o isolamento, problemas de saúde relacionados ao stress, comportamentos agressivos, baixo rendimento acadêmico, depressão e suicídio.
A pesquisa do Instituto Canadense de Pesquisa em Saúde afirma que Canadá tem a nona maior taxa de bullying entre crianças de 13 crianças de anos, em uma escala de 35 países. Pelo menos um a cada três alunos adolescentes relatam já ter sofrido com o problema. Além disso, a pesquisa conclui que 73% dos casos de cyberbullying envolve o recebimento de e-mails agressivos e de ameaças.