Para lembrar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer (21/9) a Ogilvy criou a campanha Instantes para a Alzheimer Portugal, uma instituição de assistência social sem fins lucrativos. A campanha faz uma comparação das fotos trocadas pelo aplicativo Snapchat – que somem após alguns segundos – com as memórias passageiras dos portadores da doença. Apesar da tristeza da doença, ação aposta na delicadeza. Primeiro, a ONG convidou usuários do aplicativo a segui-la. Depois enviou imagens de momentos especiais instigando todos a aproveitá-los na vida real porque podem se perder da memória de um paciente de Alzheimer.
A ação também incentiva os seguidores a compartilharem seus próprios momentos especiais com sua rede de contatos para disseminar a mensagem. De acordo com Maria Leonor Guimarães, vice-presidente da Alzheimer Portugal, a campanha pretende esclarecer as pessoas sobre a doença que pode ser bem dolorosa e, por isso, precisa de muito apoio da família. “O paciente começa a esquecer momentos importantes da sua vida”, lamenta.
França
Preocupada com os mais de 850 mil caso de Alzheimer na França e com a expectativa de mais de 2 milhões de portadores até 2040, a Fundação Médéric Alzheimer também encontrou no Snapchat uma forma de mobilizar os mais jovens a respeito da doença. Através da campanha Snapzheimer, foram enviados dez tipos diferentes de textos para mais de 80 mil pessoas como “Desaparecimento de memórias. Divertido para alguns. Uma doença para outros” e “Uma memória de 10 segundo é ok, contanto que seja uma escolha”.
No Brasil, o número de portadores de Alzheimer também é significativo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de caso já ultrapassa 1,2 milhões de pessoas e tende a dobrar até 2030.
Para arrecadar fundos e divulgar mais informações sobre a doença no Brasil, a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) vai promover uma série de atividades em um período de quatro dias (18, 19, 20 e 21 de setembro) em Fortaleza. Com o slogan “Alzheimer. Eu não esqueço”, a programação inclui diversos cursos e fóruns além da 2ª Caminhada da Memória. É possível colaborar com a ABRAz se tornando um sócio, um voluntário ou um doador da associação.