Novos demais para se embriagar

15/09/2014

A gestação é um período  que exige total comprometimento da mãe no cuidado com o que ingere. Os médicos recomendam cuidados com a alimentação e evitar as  bebidas alcoólicas. A campanha Too Young To Drink criada pela Fabrica, o centro de pesquisa de comunicação do grupo Benetton,  propõe uma gestação 100% livre de álcool para evitar o risco de desenvolvimento da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Esse transtorno,pode causar ao feto  desde defeitos congênitos a danos neurológicos, resultando em problemas comportamentais e de aprendizagem, má formação óssea, problemas pulmonares, dentre outros,  e é causado pelo consumo excessivo de álcool durante a gestação. Tudo o que a gestante consome é transferido  através da placenta para o sangue fetal. A discussão dos possíveis efeitos que o consumo,  especificamente,  de bebidas alcoólicas pode causar no feto ainda é bastante estudada. Ainda não se sabe ao certo qual o limite seguro para a ingestão de álcool durante a gestação ou se existe esse limite ou mesmo um período seguro daí a recomendação para se evitar o consumo.

Lançada às 09h09 do dia 9 de setembro de 2014, Dia Internacional de Sensibilização para a SAF,a campanha Too Young to Drink conta com o envolvimento de cerca de 40 organizações, dentre elas organizações públicas, ONG’s, Universidades e Instituições de pesquisa, para exibir uma grande bandeira da campanha em áreas movimentadas de diversas cidades do mundo. Com grande presença nas redes sociais, o grandes objetivo  é a geração de mídia espontânea. Como já é tradicional nas propagandas da Benetton, o que mais impacta na campanha é a sua identidade visual que retrata o feto dentro de uma garrafa de bebida alcoólica substituindo a segurança do  útero e do líquido  amniótico da mãe. As garrafas utilizadas nas imagens variavam de acordo com a bebida típica de cada país.

champagne

 

Pesquisas, como a do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), apontam, em média, um caso de SAF  a cada 1.000 crianças nascidas nos Estados Unidos, seja devido a falta de informação ou por negligência.

Para obter mais informações sobre a SAF ou ajudar a compartilhar a importância de sua prevenção, pode-se acessar as páginas do facebook, twitter e a home page.