No dia 12 de junho, os famosos painéis da Times Square e da Nasdaq, um dos principais centros financeiros do mundo, começaram a veicular a mensagem do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A peça, criada pela agência brasileira nova/sb para a Organização Mundial do Trabalho (OIT), faz parte da campanha mundial Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil e fica em exibição até o dia 15 de junho. O mote da campanha faz alusão à penalidade máxima do futebol (o cartão vermelho) e aproveita a abertura da Copa do Mundo para reforçar que existem 168 milhões de crianças que ainda são submetidas ao trabalho infantil.
Os painéis exibiram simultaneamente a animação de 30”que exibe cenas de crianças trabalhando enquanto mostra a mensagem:“Eles tem 168 milhões derazões para se juntar à luta contra o trabalho infantil. E você? Todos juntos contra o trabalho infantil” e a hashtag#redcard. Os painéis também mostrarãoo apoio dos músicos Pharrel Willians, Dom Lewis e Hans Zimmer à campanhada OIT, assim como a música ‘Til EveryoneCanSee’, com letra e melodia do guitarrista e compositor Mike Einziger (Incubus) e a violinista Ann Marie Simpson. A música pode ser ouvida no site ilo.org/endchildlabour.
As últimas estimativas da OIT, são que existem 168 milhões crianças trabalhando no mundo, sendo 85 milhões em trabalhos perigosos. Nos últimos anos, os números caíram consideravelmente (1/3 entre 2000 e 2013), mas a OIT acredita que será necessário um esforço maior para atingir a meta para 2016 que é a eliminação de crianças trabalhando em atividades penosas, que envolvam riscos à sua saúde ou segurança.
Dia Mundial do Trabalho Infantil
O Dia Mundial do Trabalho Infantil foi criado em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a agência das Nações Unidas (ONU) que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. A data marca o esforço conjunto das Nações para eliminar o trabalho infantil.