A ONG Misereor é uma obra social da Igreja Católica da Alemanha que existe há 50 anos, e precisa de doações para continuar seu trabalho em projetos de combate à pobreza junto a populações da África, Ásia e América Latina. Para sensibilizar as pessoas, a ONG lançou o “Social Swipe”. Entre duas telas que retratam cenas como um pão a ser repartido ou mãos a serem desamarradas, existe um leitor de cartão de crédito. Quando a pessoa passa o cartão de crédito no leitor, a tela do lado direito faz parecer que o cartão funcionou como uma faca que cortou as cordas de um escravo, ou que pode cortar um pão para dar a quem tem fome.
A pessoa que passar o cartão no leitor faz a doação de 2 euros para a instituição, que vem devidamente discriminado na fatura do cartão. É uma forma interessante e fácil de conseguir doações para causas sociais. A ação foi criada pela agência alemã Kolle Rebbe. Outra ação criativa criada pela agência para a Misereor em 2012 – O Poder de Uma Moeda – ganhou 4 Leões no Festival de Criatividade de Cannes. Leia o post que publicamos sobre essa campanha aqui.