Tudo por um professor

23/05/2014

A Akanksha é uma ONG indiana que tem como missão promover uma educação de alto nível para transformar a vida de milhares de crianças que vivem nas áreas mais carentes da Índia. Mas têm poucos professores qualificados.  Para convencer possíveis candidatos a trabalhar nesses locais, a melhor maneira  seria  uma propaganda chamativa e cara,  bem além do orçamento disponível.  A estratégia criativa da  campanha “Message Barter” foi enviar as crianças da ONG para engajar as estrelas de Bollywood, escritores e atletas. Elas iam a locais públicos, como cinemas, fantasiados dos personagens dos filmes em lançamento e gravavam algumas cenas. Depois,  mandavam para o protagonista do filme com um pedido para que ele ajudasse a Akanksha a encontrar mais professores.

Para ajudar, as celebridades só precisavam mandar mensagem para todos os seus fãs nas redes sociais. O mesmo foi feito também com o autor de livros mais vendidos da Índia, atletas e outras estrelas de cinema do país. A ação nas redes sociais impactou mais de 18 milhões de pessoas. E o mais importante: o número de pessoas interessadas em lecionar para a ONG aumentaram substancialmente. As celebridades ajudaram de forma pro bono, sem custo para instituição. A ação foi criada pela Ogilvy and Mather da Índia.