Pessoas que não têm onde morar são sintoma da desigualdade econômica e estão em praticamente todas as grandes cidades do mundo. Na Cidade do Cabo (África do Sul), em janeiro deste ano, dois publicitários – Max Pazak e Kayli Vee Levitan da M&C Saatchi – tiveram uma ideia inspirada para ajudá-los. Com o apoio da agência onde trabalham e a parceria com a ONG The Haven Night Shelter criaram, em janeiro deste ano, uma ‘loja’ gratuita e
itinerante com ítens de vestuário em ruas movimentadas da cidade, a The Street Store. Com cabides e mostruários feitos de papelão, as doações podiam ser deixadas diretamente nas ruas, sem intermediários – inicialmente a convocação foi feita pelas redes sociais. O que agradou o público-alvo, as pessoas mais carentes. No filme, uma mulher conta que pela primeira vez viu rostos amigáveis enquanto escolhia uma roupa ‘nova’. A iniciativa ganhou o noticiário local e virou ação open-source: quem quiser pode copiar à vontade. Todas as dicas estão no site. As lojas já foram feitas nas ruas de Bruxelas e em Vancouver.
Em julho do ano passado, aqui no Brasil, tivemos ações parecidas realizadas em Curitiba, Araraquara e São Paulo. A campanha do agasalho inspirou muita gente a deixar roupas de frio nas ruas das três cidades durante o inverno. Leia mais aqui.