O alerta contra a exploração sexual será feito durante o voo. O objetivo da ação realizada pela ONG Plan Internacional Brasil em 179 voos nacionais da GOL é chamar a atenção sobre a exploração sexual infantil, aproveitando que o número de turistas deve aumentar durante a Copa do Mundo 2014. Prevista para acontecer entre os dias 18 e 24 de junho, a expectativa é que campanha deverá impactar mais de 21 mil passageiros que saírem dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos (SP) com destino a quatro cidades-sede da Copa do Mundo: Rio de Janeiro (aeroportos Galeão e Santos Dumont), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE). Durante o trajeto, as aeromoças vão falar sobre o tema no sistema de som das aeronaves, distribuir bottons e material informativo sobre exploração sexual, além de pedir que as pessoas divulguem seu apoio à campanha nas redes sociais.
A ação faz parte da campanha Copa das Meninas, iniciativa da Plan de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes no período dos jogos. A Copa das Meninas tem comerciais para TV e cinema, anúncios em revistas e jornais, material gráfico para ser distribuído nos principais aeroportos do Brasil e redes sociais. A ideia é atingir não só o público brasileiro mas os turistas que virão para a Copa. As peças também divulgam o Disque 100, que é o serviço de atendimento telefônico gratuito para denúncias sobre violência contra crianças e adolescente. E se alinham com o slogan da campanha da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, “Não Desvie o Olhar”, criado pela nova/sb (leia mais aqui).
A Plan existe desde 1937 e está presente em 69 países. No Brasil,
a Plan International foi criada em 1997, iniciando suas operações em Pernambuco e Maranhão, estados nos quais entraves sociais, econômicos, políticos e ambientais colocam as crianças diretamente em risco. Atualmente, a Plan tem duas Unidades de Programas, em São Luís e em Codó, no Maranhão. Em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, onde não há estruturas físicas de unidades, os programas e projetos são desenvolvidos por consultores, facilitadores e assessores de Programas. Realizam ainda campanhas nacionais de promoção e defesa dos direitos das crianças. São mais de 50 projetos beneficiando aproximadamente 70 mil crianças e adolescentes. A Plan International Brasil recebe recursos de patrocinadores e doações de empresas no Brasil e mundo.