No filme, três jovens conversam animadamente no carro e a motorista pega seu celular para ler uma mensagem. Distração que parece pequena mas é fatal. Ao responder a mensagem de texto, a jovem não para no local indicado pela placa e o carro é atingido violentamente por um caminhão em alta velocidade. A crueza das cenas em câmera lenta, os vidros se quebrando, objetos voando pelo carro enquanto ele capota e cai da ponte, torna o filme propositalmente chocante.
Ao final, um policial lembra que as pessoas reclamam quando são multadas ao serem flagradas dirigindo ao celular. “Ninguém gosta de ser parado pela polícia, mas se eu tivesse visto que ela digitava mensagens de texto enquanto dirigia e lhe multado, poderia ter salvado as vidas delas”, diz. A criação é da agência The Trombas Groups. A campanha faz parte das ações do Distracted Driving Awareness Month (mês de alerta sobre distrações na direção) para o US Department of Transportation’s National Highway Traffic Safety Administration (NTSB).
A NTSB também lançou o site Distraction.gov , que traz mais informações e alertas sobre o hábito de digitar ao celular enquanto dirige (texting drive). Nos Estados Unidos, 3.328 pessoas foram mortas em acidentes em 2012 por conta das distrações ao volante. Estima-se que 421 mil pessoas também ficaram feridas em acidentes de trânsito envolvendo um motorista distraído, um aumento de 9% em relação a 2011.
Em outra iniciativa sobre texting drive, a AT&T lançou uma campanha ainda mais chocante chamada “It Can Wait“, juntamente com um documentário dirigido por Werner Herzog, chamado “From One Second to the Next” que mostra as vítimas de acidentes, decorrentes da falta de atenção de motoristas que estavam mandando mensagens de texto enquanto dirigiam.